Manteiga de Amendoim

A manteiga de amendoim é muito saborosa, nutritiva, versátil e incrivelmente fácil de fazer. Acho que esta é a receita que leva a menor quantidade de ingredientes aqui do blog, que no caso é um, o amendoim, porque o resto você adiciona se quiser e a seu gosto. ♥

Ingredientes

3 xícaras (de chá) de amendoim (eu uso o que já vem torrado e sem pele, sem sal)
Açúcar a gosto (opcional, geralmente coloco 4 colheres (de sopa) de açúcar mascavo pra esta quantidade de amendoim)
Sal a gosto (opcional, geralmente coloco 1/4 de colher (de chá) para esta quantidade)
Óleo vegetal a gosto (opcional, geralmente coloco 2 colheres (de sopa) de óleo de coco para esta quantidade)

  • Preço médio: R$4,00

  • Rende cerca de 350ml

  • Tempo de preparo: 30 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Pré aqueça o forno a 200ºC.
Em uma assadeira grande e antiaderente, espalhe o amendoim e deixe assar por cerca de 10 minutos. Eles ficarão levemente moreninhos e quentes. Desligue quando sentir cheiro de amendoim pela cozinha.
Coloque estes amendoins em um processador potente (o meu tem 750W), e é só bater até obter uma pasta uniforme. Primeiro vai ficar com uns pedacinhos, depois ficará uma farofa, e por fim ficará uma pastinha. Aqui, o processo todo geralmente leva uns 10 minutos.
Se quiser, é opcional, mas sua pastinha ficará ainda mais gostosa, adicione açúcar e sal a gosto. Você também pode por óleo, que embora não seja necessário, ajuda a deixar a pastinha ainda mais cremosa. Está pronto!

Dicas

  • Se você ver que está muito difícil para bater, vai parando e mexendo com uma colher.
  • Por isso que é bom usar o amendoim quente, porque ele libera o óleo mais rápido e vira a manteiga mais facilmente.
  • Dá para fazer no liquidificador também, mas ele tem que ser bem potente e é bom ir colocando o amendoim aos pouquinhos. Minha amiga Gi, do Receitas de Minuto, ensinou uma receita no liquidificador aqui.
  • Eu prefiro usar o amendoim já torrado e sem casca pra fazer esta receita, porque eu acho mais prático. Você pode usar aquele com casca, torrar ele e depois descascar, no caso, colocar num pano de prato e esfregar. Como faz um pouco de sujeira, eu prefiro já comprar desta forma, porque eu só coloco no forno só alguns minutos até ele dar uma torradinha a mais e ficar quente para virar a manteiga mais facilmente.
  • Pra fazer a manteiga de amendoim você só precisa de amendoim mesmo, mas pode colocar uma pitadinha de sal e açúcar mascavo, como eu costumo colocar, um fiozinho de óleo, de coco, de amendoim, de gergelim ou girassol, pode temperar com canela tb…
  • Se você quiser, pode bater uma parte, retirar, bater o resto até virar manteiga e devolver aquela outra parte mais pedaçudinha pra deixar sua manteiga com textura.
  • Na Páscoa eu ensinei este ovo recheado com creme de paçoca, ao invés de fazer este creme, você pode fazer a manteiga de amendoim e misturar com um pouco de creme de soja, fica bem gostoso
  • Esta receita rende mais ou menos cerca de 350ml de manteiga de amendoim e recomendo que você guarde em um pote fechado na geladeira por até uma semana (não cheguei a deixar mais que isso).
  • Desde que descobri, faço sempre para comer no café da manhã; é otima para comer com torrada, com tapioca, com aquela panqueca de banana e aveia que já ensinei aqui. Gosto muito de comer esta manteiga com banana, acho que combina muito… dá pra por em vitaminas também. Descobri que em muitas receitas gringas o pessoal usa a manteiga de amendoim para substituir os ovos, então assim que descobrir mais receitas assim eu trago pra cá (:
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.