Bombom de Biomassa de Banana Verde

Como comentei no post anterior (veja aqui), a biomassa é um ingrediente super nutritivo, que traz diversos benefícios e é muito versátil. Ela também funciona como substituto do leite condensado, e neste post vou ensinar a preparar um bombom/brigadeiro delicioso com este ingrediente curioso.

Ingredientes

1 xícara (de chá) de biomassa (receita aqui)
1/2 xícara (de chá) de leite vegetal – usei o de coco (aqui)
2 colheres (de sopa) de cacau em pó
1 colher (de sopa) de óleo de coco
Açúcar a gosto (uso cerca de 1/3 de xícara)
1 pitada de canela – opcional
Gotinhas de essência de baunilha – opcional
100g de chocolate meio amargo sem leite + 1 colher de sopa de óleo de coco – opcional (sugestão)
Castanhas picadas, chocolate ralado, granulado ou coco ralado para enrolar os bombons – opcional (sugestão)

  • Preço médio: R$ 4,00

  • Rende cerca de 12 bombons médios

  • Tempo de preparo: 20 minutos (preparo) + 30 minutos (esfriar para poder modelar)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a biomassa, o leite vegetal, o cacau, o açúcar, o óleo de coco, e, se quiser, acrescente canela e essência de baunilha. Leve ao fogo médio e misture sempre, até ficar uniforme. Deixe cozinhar até ficar com ponto de brigadeiro, o que vai levar cerca de 15 minutos (veja o ponto no vídeo). Desligue, coloque em um prato e espere ficar morno, para não queimar as mãos.
Passe um pouco de óleo de coco nas mãos para facilitar a modelagem e modele bolinhas do tamanho que preferir (eu uso uma colher de sobremesa cheia). Passe os bombons no confeito que preferir e coloque em forminhas.
Se for banhar os bombons no chocolate, modele bolinhas e coloque sobre um papel manteiga. Leve ao freezer até ficarem duras, o que vai levar cerca de 1 hora. Derreta o chocolate no banho maria ou no microondas, adicione o óleo de coco (ele ajuda a deixar o chocolate mais durinho), misture bem e banhe os bombons com o auxílio de 2 garfos. Escorra o excesso de chocolate, retorne ao papel manteiga e leve à geladeira por alguns minutos, até o chocolate ficar firme. Está pronto!

Dicas

  • Você pode usar achocolatado, existem opções sem leite, ou alfarroba em pó no lugar do cacau.
  • No lugar do óleo de coco você pode usar o de girassol, milho ou até mesmo azeite – dá para usar margarina vegetal também.
  • No lugar do açúcar demerara você pode usar o cristal, o mascavo ou adoçante.
  • Você pode usar os resíduos do leite de amendoim, de amêndoas, de castanha do pará ou de coco para empanar os docinhos, mas é importante torras as castanhas e secar o coco. Neste post aqui listamos as receitas de leites vegetais do blog.
  • O ideal é temperar o chocolate antes, para ele ficar mais firme e não derreter com o contato das mãos. Veja mais informações aqui (técnica mais simples, na minha opinião) ou aqui.
  • Guarde na geladeira por até dois dias em um potinho fechado.
  • Por ter biomassa, estes bombons promovem saciedade e ajudam no bom funcionamento do intestino. Porém, evite comer mais que duas unidades grandes (duas colheres de sopa); por ter muitas fibras, pode causar desarranjos intestinais.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.