Chips Assados

Esta é uma receita bem simples, com poucos ingredientes, mas que não é muito fácil de fazer porque requer um pouco de tempo e de paciência, principalmente se o seu forno for pequeno igual ao meu e que dá para fazer apenas uma fornada de cada vez. Mas o resultado vale a pena, os chips ficam bem gostosos e são opções mais saudáveis do que os assados. Se for para escolher o meu preferido, é o de inhame! Amei! ♥

Ingredientes

2 unidades médias de batata doce, beterraba, cenoura ou inhame
Azeite e sal a gosto

  • Preço médio: R$2,00

  • Serve até 2 pessoas

  • Tempo de preparo: cerca de 1 hora

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC e descasque o ingrediente escolhido. Corte-o em fatias finas e uniformes, cerca de 1mm está ótimo.
Caso escolher a batata-doce, como disse acima, você precisará deixá-la de molho em uma mistura de água com sal por pelo menos 15 minutos, e em seguida seque bem no papel toalha ou guardanapo.
Faça uma misturinha de azeite com sal a gosto, em quantidade suficiente para passar uma fina camada sobre os chips.
Disponha as fatias sobre uma assadeira com papel manteiga e com o auxílio de um pincel passe esta mistura de azeite e sal.
Asse por 20 minutos, vire as fatias, abaixe a temperatura do forno para 160ºC e devolva a assadeira para terminar de assar.
Veja de tempos em tempos, de 10 em 10 minutos, ou de 5 em 5 (se seu forno for meio maluquinho). Vai demorar um total de 40 minutos para ficarem prontos.

Recomendo que consuma esses chips no mesmo dia, mas, caso quiser guardar, guarde em um pote de vidro bem fechadinho. Já guardei por uns 2 dias e ainda estavam crocantes. (:

Dicas

  • Uma dica que posso dar é que você corte os ingredientes em fatias bem finas, com no máximo 1mm. Você pode usar o descascador de legumes, cortador, mandolin ou a própria faca, bem afiados.
  • Testei esta receita com batata doce, beterraba, cenoura e inhame. Os ingredientes são cortados em rodelas, exceto a cenoura que fica melhor cortada no sentido do comprimento, porque quando os chips estão sendo assados diminuem de tamanho, a cenoura principalmente, e fica bem pequena.
  • Se escolher a batata doce, depois que fatiá-la, deixe de molho em uma mistura de água com sal: cerca de 2 xícaras de água e 1/4 de colher de sal para cada xícara de batata doce fatiada. Deixe por pelo menos 15 minutos, esse processo vai ajudar a reduzir um pouco do amido e fazer com que os chips não fiquem muito secos. Seque bem em seguida.
  • Caso não tiver papel manteiga, unte levemente uma assadeira antiaderente para o uso.
  • Depois que você virou os chips e abaixou a temperatura do forno, nos 20 minutos, procure ver os chips de tempos em tempos, de 10 em 10 minutos, ou de 5 em 5 minutos, se seu forno for meio maluco igual ao meu. Procure fazer isso especialmente na primeira fornada, onde você vai ver como seu forno se comporta com esta receita. Vai demorar um total de 40 minutos em média para ficarem prontos, tudo dependerá da potência do seu forno e espessura dos chips.
  • Os chips estarão prontos quando estiverem douradinhos em volta, dá pra perceber quando estão assados e crocantes. Pegue um e dê uma leve apertadinha para ouvir o barulhinho. Se suas fatias não estiverem muito uniformes e se seu forno for meio maluquinho, alguns vão assar mais rápido que os outros, então, conforme for olhando, vá retirando os que estão prontos.
  • Se estiverem quase no ponto e você perceber que se deixar por mais tempo podem queimar, retire a assadeira do forno e espere esfriar. Os chips acabarão adquirindo a crocância.
  • Sobre a quantidade de ingredientes não ser 100% precisa como nas outras receitas: é porque varia. Às vezes seu ingrediente é maior que o meu, e requer mais azeite, e o sal é sempre a gosto.
  • Veja também: chips de couve e chips de banana verde.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.