Creme de Feijão Branco com Nori

Adoro feijão branco! Outro dia estava procurando uma receita de sopa com ele, e me deparei com muitas versões com peixe. Quando quero substituir o peixe em alguns pratos, adiciono pedacinhos de folha de nori. Resolvi testar e adorei, ficou muito gostoso!
Este creme de feijão é uma refeição bem forte e nutritiva (: E para decorar o prato usei gergelim preto. Vamos à receita? ♥

Ingredientes

2 xícaras (de chá) de feijão branco cozido
1 e 1/2 xícaras (de chá) de água
1/2 cebola de tamanho médio picada
2 folhas de alga nori
1 colher (de sopa) de creme de leite de soja
Sal a gosto
Óleo Vegetal

  • Preço médio: R$4,00

  • Serve em média 2 pessoas

  • Tempo de preparo: 8 horas (molho do feijão) + 40 minutos (preparo)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, se não utilizar feijão já cozido ou comprado já cozido, recomendo deixar ele de molho por 8 horas, veja o por que aqui.
Para obter 2 xícaras de feijão cozido, deixe uma xícara de molho, porque ele aumenta de tamanho, e cozinhe na pressão, coberto por dois dedos de água, por 10 minutos depois que pegar pressão, em fogo médio. Verifique se o feijão está bem macio, caso contrário devolva à pressão.
Retire os grãos da panela com o auxílio de uma escumadeira, e coloque-os no liquidificador. Adicione a água (você pode usar parte da água que sobrou do preparo do feijão), e bata até virar um creme uniforme. Dica: se acabou de cozinhar o feijão, espere esfriar por 10 minutos antes de bater, pois devido ao vapor, pode espirrar.
Em uma panela, refogue a cebola em um fio de óleo até dourar, jogue o creme e tempere com sal a gosto. Quando começar a borbulhar, desligue e acrescente 1 colher de sopa de creme de leite de soja, ou de creme vegetal (margarina) e as 2 folhas de nori picadas em pedaços menores. Está pronto!

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.