Doce de Abacaxi

Esta receita é bem gostosa e refrescante. Nela vai o ágar-ágar, conhecido como a “gelatina” dos vegetarianos e veganos, por ter origem vegetal. Sempre gostei de gelatina, mas desde que me tornei vegetariana cortei do cardápio. Sentia falta até descobrir a magia do ágar-ágar.
Assim que comprei este ingrediente, que era novo para mim, quis testar esta receita, que pra mim tem gostinho de infância. Minha mãe sempre fazia aqui em casa e eu senti bastante falta. Hoje, nas reuniões de família, posso também comer o doce de abacaxi (:

Ingredientes

2 xícaras (de chá) de abacaxi pérola picado em cubinhos
5 xícaras (de chá) de água
3/4 xícara (de chá) de açúcar cristal
2 colheres (de chá) de ágar-ágar (veja informações sobre ele aqui)
3 colheres (de sopa) de leite de coco ou creme de leite de soja

  • Preço médio: R$ 4,50

  • Serve em média 2 pessoas

  • Tempo de preparo: 1 hora (preparo) + 2 horas (geladeira)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Descasque e pique o abacaxi em cubinhos. Em uma panela em fogo médio, coloque o abacaxi picado, a água e o açúcar cristal. Assim que começar a borbulhar, abaixe o fogo e deixe por mais 45 minutos.
Acrescente o ágar-ágar, misture bem e coloque o leite de coco. misturando novamente.
Está pronto! Agora é só colocar em tacinhas, o ágar-ágar se firma mesmo estando fora da geladeira. Mas este doce fica mais gostoso geladinho, cerca de 2 horas na geladeira já está ótimo!
Se quiser polvilhar hortelã desidratada na hora de servir, fica muito bom também!

Dicas

  • Este doce deve ser guardado na geladeira em um pote fechado por até 3 dias.
  • O ágar-ágar é geralmente vendido em lojas de produtos orientais ou naturais. Existem dois tipos mais vendidos: o pó branquinho e o pó mais escuro, num tom mais bege. Recomendo o uso do branco, pois não tem cheiro e nem sabor forte como o outro e é mais indicado para preparações delicadas como esta. A marca do ágar-ágar que compro é Kanten.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.