Sorvete de Abacaxi (Vegan)

Esta foi minha primeira experiência em fazer sorvetes. Escolhi o de abacaxi porque é um dos meus sabores preferidos. Peguei algumas receitas na internet, testei e cheguei neste resultado, que é uma adaptação desta receita do Tudo Gostoso. Este sorvete fica super levinho e para quem não gosta muito do sabor do creme de soja, garanto que você nem consegue sentir, porque ele fica bem disfarçado.

Ingredientes

2 xícaras (de chá) de abacaxi picado picado em cubinhos (usei o havai, mas dá certo com o pérola também)
1/2 xícara (de chá) de açúcar cristal ou demerada
1/4 de xícara (de chá) de leite de coco
1 pacote de 200g de creme de leite de soja
1/2 colher (de chá) de emulsificante

  • Preço médio: R$8,50

  • Rende cerca de 600ml de sorvete

  • Tempo de preparo: 30 minutos (preparo) + 8 horas (freezer)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma panela em fogo médio, coloque o abacaxi e o açúcar, misture e deixe cozinhando até caramelizar. Desligue e acrescente o leite de coco e o creme de soja.
Bata tudo em um liquidificador até ficar uniforme e coloque em uma vasilha de metal (se não tiver, pode colocar em uma de plástico mesmo. É que na de metal congela mais rápido – aprendi esta dica com a Fran Oliveira). Cubra com papel alumínio e leve este creme ao freezer até ficar congelado, o que vai levar cerca de 4 horas.
Retire, pique em pedaços grosseiros e coloque em uma batedeira, juntamente o com emulsificante. Bata em velocidade média por 5 minutos, ou até virar um creme fofo.
Coloque em uma vasilha com tampa e leve ao freezer até congelar (o que vai levar mais 4 horas). Está pronto!

Dicas

  • Uso xícaras e colheres medidoras nas receitas, para as medidas ficarem mais precisas! A xícara tem 240ml, enquanto uma colher de sopa tem 15ml.
  • Ainda não sei quanto tempo o sorvete dura na geladeira, pois fiz ele na semana passada… deixei um pouco no freezer e estamos consumindo aos poucos e ainda está bom! Atualizo aqui depois, quando eu deixar por mais tempo 🙂
  • Adicionei leite de coco, porque acho que ele combina bastante com o abacaxi. Caso você não gostar, adicione a mesma quantidade de leite vegetal ou creme de soja.
  • Eu não gosto de sorvete muito doce, mas se você preferir, pode adicionar mais açúcar. Coloque tudo no liquidificador, bata e experimente, e adicione mais caso julgar necessário.
  • Se não tiver emulsificante, pode fazer sem, batendo o sorvete sozinho na batedeira. Porém, com o emulsificante o sorvete fica mais fofinho e aerado.
  • Eu costumo usar as seguintes marcas de emulsificante:
    Arcolor para bolos
    Marvigel (Marvi)
    Pois como citei no post do chantilly, foram as marcas que segundo o SAC são veganas. São bem baratinhos e rendem muuito!
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.