Iogurte de Manga

Essa receita é meu xodó! Ela pode ser usada de diversas formas, mudando poucas coisas. Pode ser uma cobertura pra bolo, a base de um recheio de torta, ou mesmo uma maionese.  Desde o primeiro teste, queria muito a textura bem cremosa, então usei duas fontes de gordura, e uma de proteína pra agregar nutrientes!
O lim√£o foi usado pra remeter a acidez do iogurte normal. A ess√™ncia de baunilha d√° um saborzinho aveludado, e ajuda nosso corpo a perceber que √© uma receita doce, mesmo que n√£o se use muito a√ß√ļcar, e os probi√≥ticos v√£o alimentar as bact√©rias boas do nosso intestino, fazendo com que essa receita seja uma super aliada da sa√ļde ūüôā

Ingredientes

100gr de tofu
1 x√≠cara de macad√Ęmias cruas (ou castanha de caju)
2/3 xícara de leite de coco
1 fatia generosa de manga
1 colher de sopa de chia (opcional)
1 colher de sopa de sumo de lim√£o
1 colher de chá de essência de baunilha
Ado√ßante a gosto (frutas secas, melado, st√©via…)
1 sache de probiótico (opcional)

  • Pre√ßo m√©dio: R$16,00

  • Rende cerca de 2 e 1/2 x√≠caras de iogurte

  • Tempo de preparo:¬†8 horas (molho) + 10 minutos (preparo)

  • N√£o cont√©m gl√ļten

  • Vegan

Modo de preparo

Deixe as castanhas de molho da noite pro dia (pelo menos 8 horas).
Descarte a √°gua do demolho e lave-as bem.
Em um liquidificador, bata as castanhas com o leite de coco até obter uma mistura cremosa (mais ou menos 2 minutos Рse for preciso, abra o liquidificador e vá raspando as beiradas até que fique tudo misturadinho).
Acrescente o tofu e os demais ingredientes e bata bem Рse for necessário, pode acrescentar um pouco de água, sempre lembrando que altera a consistência do preparo.
Sirva com frutas, granola, ou utilize no preparo de receitas doces e salgadas (é só não usar o adoçante).

Dicas

  • Sugiro acrescentar o lim√£o somente na hora de servir, pois ele pode oxidar e diminuir a validade do seu iogurte.
  • Todos os ingredientes s√£o bem flex√≠veis. Voc√™ pode trocar o leite vegetal por outro, as castanhas por outras e at√© mesmo n√£o usar um deles. Vale sempre lembrar que qualquer altera√ß√£o na receita, altera tamb√©m o sabor e a textura.
  • Veja outra vers√£o de iogurte aqui.
  • Para armazenar, use um pote de vidro esterilizado e guarde na geladeira por 3 a 5 dias.
Eu sou a Gabi ūüėČ Sou arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que resolvi entrar no mundo do esporte, mudei minha alimenta√ß√£o e, consequentemente, meu olhar sobre o mundo e sobre o meu corpo. Hoje sou maratonista, tenho um blog chamado Flor de Sal, me locomovo principalmente de bike, n√£o consumo carne h√° tr√™s anos, intolerante √† lactose, e vivo inventando moda na cozinha, onde aprendo muito todo dia ‚̧