“Iogurte de Morango” Vegano

Este “iogurte de morango” fica muito saboroso e parecido com o original! Descobri esta receita no ViSta-se e fiz pequenas adaptações; amei o resultado e espero que gostem também! (:

Ingredientes

2 xícaras (de chá) de leite de coco caseiro (ou amêndoas ou castanha de caju)
200g de morangos lavados e sem as folhinhas
2 colheres (de sopa) de goma de tapioca
1 colher (de sopa) de suco de limão
Açúcar a gosto (usei 3 colheres de sopa de açúcar demerara)
Uma pitada de sal

  • Preço médio: R$7,00

  • Rende cerca de 850ml

  • Tempo de preparo: 15 minutos (preparo) + 4 horas (geladeira)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em um liquidificador, coloque o leite de coco caseiro, os morangos, a tapioca, o sal, o limão e adoce a gosto. Bata até obter uma mistura uniforme e coloque em uma panela.
Leve para cozinhar em fogo médio até ferver, depois abaixe o fogo, conte 2 minutos e desligue. Espere esfriar e leve à geladeira até ficar gelado, o que vai levar cerca de 4 horas.
Bata o seu iogurte por 1 minuto antes de servir e está pronto!

Update: se quiser, você pode servir seu iogurte já assim, mas ele fica com a textura mais fofa e parecida com o original se você fizer os passos seguintes:
Coloque este iogurte em um pote e leve ao freezer para congelar, o que vai levar pelo menos 4 horas. Retire, quebre em pedaços menores e coloque em uma batedeira, juntamente com 1 colher de sobremesa de emulsificante. Bata em velocidade rápida por cerca de 10 minutos ou até ele ficar bem fofo.

Dicas

  • Eu não testei com outras frutas, mas acho que deve dar certo com frutas vermelhas também. Caso testar com outras, compartilha aqui com a gente? (:
  • A goma que compro é aquela já hidratada, é diferente da farinha de tapioca, que precisa hidratar.
  • Já fiz com 50% do leite sendo o de coco industrializado e 50% de amêndoas e ficou muito bom também.
  • Além do leite de coco, fiz com leite de amêndoas (receita aqui) e com o de castanha-de-caju (receita aqui); ainda não tive chance de testar com outros, mas acredito que dê certo com o de amendoim (aqui) e com o de castanha do pará (aqui). Com o de aveia e com o de arroz talvez não dê certo, pois eles geralmente engrossam e ficam muito viscosos quando são aquecidos, mas teria que testar para confirmar esta minha suposição.
  • Guarde este iogurte na geladeira, de preferência em um pote de vidro esterilizado, por até 3 dias.
  • Recentemente, descobri que algumas pessoas fazem iogurte sem lactose, usando leite vegetal e rejuvelac ou probioticos (que são vendidos em farmácia ou casas de produtos naturais).
    Ainda não testei, mas indico estes posts do Veganana e Chubby Vegan para quem quiser saber mais sobre estas receitas. Este post aqui tem receitas com probióticos, vendidos em farmácia. Existem probióticos veganos, que não são cultivados em leite, dê uma olhadinha neste post aqui para se informar.
  • Para uma versão só com frutas: bati em um liquidificador 1/2 xícara de leite de coco caseiro, 1 xícara cheia de morangos picados e congelados, 1/2 xícara de kiwis picados e congelados, 1/2 xícara de banana nanica picada e congelada e um pouquinho de açúcar mascavo. Ficou super gostoso, docinho, levemente azedo, e lembrava um iogurte! Postei até uma foto no Instagram.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.