Lamen (Ramen) Vegano

O lamen, ou ramen, tem um caldo bem saboroso e temperado, servido quente, e é perfeito para nos aquecer neste tempo frio. As receitas tradicionais levam carne na composição, inclusive no caldo, e nesta versão eu utilizei os cogumelos, que deixaram o meu caldo ainda mais saboroso. ♥

Ingredientes

100g de shiitake
100g de shimeji
1 cenoura média descascada
2 cebolas médias
2 dentes de alho
1 pedaço de gengibre de 7 cm
8 xícaras (de chá) de água filtrada
2 colheres (de sopa) de óleo de gergelim torrado
Cerca de 3 colheres (de sopa) de shoyu (a gosto)
1 col (de chá) de açúcar demerara ou cristal
1/2 colher (de chá) de molho de pimenta (a quantidade é a gosto)
Sal a gosto
500g de macarrão (usei sem ovos, de farinha)
Alho poró fatiado (opcional)
Pimenta fatiada (opcional)
Cebolinha picada (opcional)

  • Preço médio: R$17,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 40 minutos

  • Pode conter ou não glúten (depende do macarrão e do shoyu utilizados)

  • Vegan

Modo de preparo

Corte os talinhos do shiitake e do shimeji, e reserve.
Também corte eles em pedaços pequenos, que serão os acompanhamentos do seu lamen. Fatia o shiitake e separe o shimeji em pequenos buquês.
Se quiser fazer uma decoração, deixe os shiitakes inteiros e faça um corte no formato de estrela (veja no vídeo). Reserve.
Corte também a cenoura descascada em pedaços com cerca de 2cm, corte as cebolas em 4 partes, amasse levemente (com a faca) os dentes de alho e pique o gengibre em pedaços grosseiros.
Coloque o óleo de gergelim torrado em uma panela grande, adicione os talinhos de cogumelo, as cebolas, a cenoura, o gengibre e o alho e refoque até que fiquem bem douradinhos.
Adicione a água e deixe cozinhar até que os ingredientes estejam macios, principalmente a cenoura, o que vai levar cerca de 20 minutos.
Enquanto isso, cozinhe o macarrão de sua preferência. Eu usei um de farinha, sem ovos.
(Se possível, desligue um pouco antes dele estar totalmente cozido e deixe em uma bacia com gelo para interromper o cozimento.)
Assim que a cenoura estiver cozida, retire os ingredientes do caldo com o auxílio de uma escumadeira, e reserve.
Adicione o shoyu (que pode ser a gosto), o açúcar e a pimenta ao caldo, e deixe cozinhando em fogo baixo.
Em uma frigideira grande, espalhe 1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado e adicione as cenouras cozidas, os talinhos dos cogumelos, coloque também os cogumelos picados, que estavam reservados, tempere com sal e deixe no fogo baixo até que fiquem bem douradinhos.
Coloque um punhado de macarrão em uma tigela e adicione os ingredientes refogados. Eu também coloquei um pouco de alho poró, pimenta e cebolinha picada.
Acrescente o caldo quente e está pronto!

Dicas

  • Como eu disse, pode ir carne no preparo do caldo, por isso, se você for comer em algum lugar, procure se informar sobre a composição dele.
  • Nessa receita, eu usei um macarrão sem ovos de farinha, mas você pode por o de sua preferência, como o de udon e até bifum, pra uma versão sem glúten.
  • No lugar do shoyu, você pode usar 1 colher de sopa de missô ou sal mesmo, e a quantidade vai depender da marca que você usar, tem uns que são mais salgados que outros. Sugiro que você coloque aos poucos e vá experimentando.
  • Como acompanhamentos para o seu lamen, você pode usar o que for do seu gosto, pode por brócolis, abobrinha e berinjela refogados, pode usar moyashi, tofu… Você também pode usar seitan (receita aqui).
  • Veja outras receitas orientais veganas aqui.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.