Receitas Orientais Vegetarianas

Como já comentei em alguns vlogs, eu sou descendentes de japoneses; meu pai é japonês, meus avós vieram do Japão, então desde pequena eu sempre tive muito contato com a cultura e culinária.

Depois que eu me tornei vegetariana, ficou um pouco complicado para comer algumas coisas, porque a maioria dos pratos levavam algum tipo de carne, foi aí que comecei a adaptar.

Em muitos pratos eu substituo as carnes por cogumelos, legumes, proteína de soja, ou simplesmente não coloco. Aí eu capricho nos temperos, coloco gengibre ralado, shoyu, gergelim… tem também outro ingrediente que eu amo e que dá aquele gostinho de comida oriental, que é o óleo de gergelim torrado (é um pouco caro, mas como vai bem pouquinho acaba rendendo bem. Compro em lojas de produtos orientais, mas é possível encontrar em alguns supermercados e lojas de produtos naturais).

Sushi (Makisushi)

Para começar esta lista, temos o sushi, que das receitas orientais daqui do blog é o mais conhecido. Aprendi a fazer ele com a minha tia Luiza. Eu geralmente recheio ele com cenoura, vagem, pepino, gengibre, cogumelo, mas dá pra por tofu, tofupiry (veja a receita aqui), até mesmo frutas!

Coração de Sushi

Tem algumas versões de sushi aqui no blog, como o coração de sushi, que fica super lindo:

Hot Roll

Tem o hot roll, que é o sushi frito, feito com uma misturinha de farinha, água, sal, empanado e que fica super crocante. Como é frito, recomendo usar recheios cremosos, como o tofupiry temperado e o pate de nori com cenoura, que já ensinei aqui no canal (Veja a receita aqui).

Temaki

Aqui no canal temos também a receita de temaki. “Te” significa mão em japonês, e acho que temaki é algo como “enrolado na mão”, é um tipo de sushi enroladinho. Parece ser difícil de fazer, mas não é e tem o passo a passo no vídeo:

Tempurá

Outra receita oriental muito querida é o tempurá, que são os legumes empanados. Eles ficam deliciosos e crocantes, e eu sempre faço quando vem bastante gente em casa, porque é bem barato – já que leva apenas legumes picados, farinha e água… ou faço também quando estou para viajar e preciso acabar com tudo na geladeira.

Acho que a proteína de soja xadrez foi a primeira receita que adaptei para o vegetarianismo; não sei se foi ela ou o karê. São pratos que meu pai sempre faz em casa, principalmente em finais de semana, e passei a adicionar proteína de soja no lugar da carne.
Sempre quando alguém vem me pedir receitas que a pts esteja mascarada e bem temperada eu recomendo elas. O curry do karê, e o shoyu e o gengibre ajudam muito.

Proteína de Soja Xadrez

Karê

Sashimi

O sashimi é um prato bem consumido por japoneses, que é o peixe cru fatiado. Depois que me tornei vegetariana parei de comer. Meu pai aprendeu esta receita com a amiga da minha batian (vó), e eu comecei a fazer ela. É uma berinjela assada, no lugar do peixe, e a textura dela fica muito boa, e ela combina muito com o molhinho de gengibre, limão, shoyu… É também uma maneira diferente de comer berinjela, como uma salada.

Salada de Bifum

Temos também a salada de bifum, que eu comentei em um vlog passado,que faço bastante aqui em casa por causa da praticidade dela.

Aqui no blog tem também a receita de rolinho primavera e guioza, que parecem complicados de fazer, mas na verdade não são. São receitas simples, porém um pouco trabalhosas, porque você tem que fritar os discos de massa do rolinho e fazer guioza por guioza, mas o resultado final compensa!
Se você estiver com preguiça de fazer a massa deles, você pode só fazer o recheio e comer com arroz – muitas vezes eu faço isso!

Rolinho Primavera

Guioza

Temos também o yakisoba e o udon que são perfeitos para o tempinho frio, porque consistem em macarrão, com legumes e com molho e caldo bem quentinhos!

Yakissoba

Udon

“Peixe” Vegano

Temos também a receita de “peixe” vegano, que é um tofu marinado, com nori e empanado! Fica delicioso e super crocante!

Salada Oriental de Acelga

Aqui no blog, temos ainda a receita de niguirizushi que ainda não está em vídeo (Veja aqui) e shimeji no papelote (Veja aqui).

Veja o vídeo sobre as receitas orientais que citei aqui:

Eu deixei anotado todas as sugestões de receitas que me pediram: de sukiyaki, oden, missoshiru, nishime, sunomomo, etc … E assim q eu tive oportunidade compartilho 🙂 Se tiver mais alguma sugestão, deixa aqui pra gente!

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.