Temaki

Temaki é tudo de bom! Parece ser difícil de fazer, mas juro que não é! Infelizmente, é um pouco caro comprar eles prontos em restaurantes, e nem sempre podemos encontrar opções vegetarianas/veganas, por isso fazer em casa é uma boa solução para saciar a vontade de comê-los! Você pode prepará-los com o recheio que preferir, como também sai bem baratinho e rende muuito!

Ingredientes

Arroz:

2,5 xícaras (de chá) de arroz tipo gohan (o arroz que eu usei não precisava lavar)
3 xícaras (de chá) de água

Tempero do Arroz:

1/2 xícara (de chá) de vinagre para arroz
2 colheres (de sopa) de açúcar cristal
1 colher (de chá) de sal

Recheio:

1 receita de patê de nori com cenoura (receita aqui)
1 pepino grande cortado em tiras finas
1 cenoura grande cortada em tiras finas

Cerca de 10 folhas de alga nori (dependerá da quantidade de arroz que você usar)

  • Preço médio: R$13,00

  • Rende cerca de 20 temakis

  • Tempo de preparo: 2h (arroz) + 15 minutos (recheio) + 20 minutos (preparo)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo você deve preparar o arroz. Ele precisa esfriar por cerca de 1 hora e meia ou duas horas, para você poder manuseá-lo e usá-lo sem correr o risco de danificar a alga.
Prepare o tempero. Em uma panela coloque o vinagre para arroz, o açúcar cristal e o sal, deixe ferver até ficar uma mistura homogênea e transparente. Reserve.
Coloque o arroz e a água na panela, deixe cozinhar em fogo médio até a água secar completamente. Tampe para acelerar o cozimento, e caso o arroz ainda estiver duro, acrescente mais um pouco de água. (Este arroz que comprei não precisava ser lavado, verifique na embalagem da marca que você comprou os procedimentos para o preparo.)
Assim que o arroz estiver pronto, coloque-o em uma vasilha e jogue o tempero por cima e mexa bem. Eu prefiro mais temperado, mas se você preferir coloque menos e aos poucos, vá experimentando até ficar com o sabor desejado.
Misture delicadamente com um garfo, e deixe descansando até esfriar. Relembrando que é importante deixar o arroz esfriar completamente para não danificar a alga.

Prepare o recheio que preferir, caso for preparar o recheio do patê que eu usei, siga as instruções da receita, que se encontra na lista de ingredientes.
Pique os ingredientes em tiras compridas, e se preferir, cozinhe a cenoura ao invés de usá-la crua.

Montagem

Organize o local onde você vai montar os temakis. Deixe um potinho com água, um paninho seco para você ir limpando as mãos. Deixe também os recheios, o arroz e as algas com fácil acesso.
Pegue uma alga, dobre-a ao meio no lado mais largo, faça um vinco e corte-a, pode ser com as mãos ou com a faca. Divida a nori mentalmente ao meio, e preencha com o arroz, formando um quadradinho. Coloque o recheio, no sentido da diagonal, e enrole, pegando a ponta inferior e encostando na ponta oposta, abraçando, assim, o arroz (Se tiver dúvidas, veja o vídeo). Enrole, apertando levemente, para formar um cone. E se quiser, coloque alguns grãozinhos de arroz para fixar. Repita o processo com o restante das algas e arroz e está pronto!

Dicas

  • Uso xícaras e colheres medidoras nas receitas, para as medidas ficarem mais precisas! A xícara tem 240ml, enquanto uma colher de sopa tem 15ml!
  • Esta receita rende muuitos temakis, então, dependendo o número de pessoas que forem comer, compensa fazer metade da receita. O temaki não fica muito bom quando guardado na geladeira, pois a alga acaba murchando. É bom comer na hora. Eu sempre calculo uma média de 3 temakis por pessoa!
  • Descobri na internet que algumas pessoas passam a alga nori na chama do fogão para deixá-la mais crocante. Eu fiz o teste aqui em casa, e realmente ficou. Passei a alga com cerca de um palmo de distância da chama baixa, por cerca de um minuto. Caso o pacote de sua alga estiver fechado, você não precisa fazer isso não, já que sua alga estará conservada. Esta dica é mais para quem guardou a nori e ela acabou pegando um pouco de umidade.
  • Uma nori boa e crocante é aquela com a coloração levemente esverdeada e brilhante. A alga que já está mais escura e sem brilho, provavelmente não estará mais crocante e estará mais molinha. Então tente usar a dica acima para deixá-la mais crocante.
  • Lembre-se sempre de molhar a pontinha dos dedos na hora de pegar o arroz, para não grudar tudo em sua mão e virar uma bagunça!
  • Evite manusear seu temaki com a mão molhada, senão corre o risco da alga enrugar e murchar, e perder, assim a sua crocância.
  • A alga nori não é quadrada, é levemente retangular, então procure dobrá-la do lado mais largo.
  • Se você quiser, pode colocar várias noris uma em cima da outa, dobrar, vincar e cortar tudo de uma vez. Eu fiz uma por uma porque ficava mais fácil de visualizar no vídeo.
  • Tem gente que passa água para fechar o temaki, ao invés de usar grãozinhos de arroz. Dá certo, porém isso deixa a alga menos crocante e levemente enrugada onde a água foi passada.
  • Caso sobrar arroz, enrole e faça oniguiris (bolinhas de arroz) e salpique gergelim. Veja uma receita de niguirizushi de shiitake aqui.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.