Minha família por parte de pai é japonesa e sempre tivemos o costume de comer comidas orientais, como sushi, yakisoba, niguirizushi, entre outras… Desde que me tornei vegetariana venho buscando opções para substituir a carne do meu cardápio, e esta foi a vez do niguirizushi! Ele costuma ser servido com uma tira de peixe cru em cima, e na minha versão usei o shiitake, cogumelo que tem uma textura firme e é muito saboroso. Diferentemente do peixe que vai cru na receita original, eu fritei os shiitakes para liberarem seu sabor. Espero que gostem da minha versão! 

niguiri

Dicas:

– Uso xícaras e colheres medidoras nas receitas, para as medidas ficarem mais precisas! A xícara tem 240ml, enquanto uma colher de sopa tem 15ml!
– Esta receita rende muitos niguirizushis, e sempre calculo uma média de 5 para cada pessoa. Caso for fazer para pouca gente, aconselho fazer apenas metade da receita, já que infelizmente não fica bom quando guardado para o outro dia. O arroz acaba ressecando e a alga umedecendo muito.
– Caso fizer a receita de sushi e temaki, você pode aproveitar e usar metade da quantidade de arroz feita para fazer estes niguirizushis e ter um jantar mais diversificado.
– Lembre-se de molhar bem as mãos, pois ajudará a manusear melhor o arroz. E aperte bem, para os grãozinhos ficarem bem unidos.
– Se gostar, coloque wasabi entre o shiitake e o arroz.

Ingredientes:

Tempero:

1/4 xícara (de chá) de vinagre para arroz
1 colher (de sopa) de açúcar cristal
1/2 colher (de chá) de sal

Arroz:

1 e 1/4 xícaras (de chá) de arroz tipo gohan (o arroz que eu usei não precisava lavar)
1 e 1/2 xícaras (de chá) de água

500g de Shiitakes frescos (opte por comprar shiitakes grandes) – cerca de 7 unidades
Sal a gosto
Azeite a gosto
Algas nori cortadas em tiras de 1,5cm

Modo de Preparo:

Assim como na receita do sushi, prepare o tempero antes de tudo. Em uma panela coloque o vinagre para arroz, o açúcar cristal e o sal, deixe ferver até ficar uma mistura homogênea e transparente, e reserve.

Coloque o arroz e a água na panela, deixe cozinhar em fogo médio até a água secar completamente. Tampe para acelerar o cozimento, e caso o arroz ainda estiver duro, acrescente mais um pouco de água. (Este arroz que comprei não precisava ser lavado, verifique na embalagem da marca que você comprou os procedimentos para o preparo.)

Assim que o arroz estiver pronto, coloque-o em uma vasilha e jogue o tempero por cima. Eu prefiro mais temperado, mas se você preferir coloque menos, vá experimentando até ficar com o sabor desejado.
Misture delicadamente com um garfo, e deixe descansando até esfriar. É importante deixar o arroz esfriar completamente para não danificar a alga. O meu descansou por cerca de uma hora e meia.

Lave os shiitakes para tirar a sujeira superficial, mas não deixe o shiitake fresco de molho, pois ele pode absorver muita água e perder a textura. Corte os shiitakes em fatias com cerca de 1,5 cm ou 2cm. Em uma frigideira grande e em fogo médio, esquente um fio de óleo e espalhe sobre a superfície. Coloque as fatias de shiitake, tempere com uma pitada de sal e deixe fritarem até ficarem levemente douradinhas e vire para repetir o processo do outro lado. Repita o procedimento com todas fatias de shiitake, e vá colocando estes shiitakes fritos em um pratinho.

Corte cerca de 4 folhas de algas nori em tiras de 2cm.

Monte o local onde você vai preparar os niguirizushis. Coloque a vasilha com o arroz, um potinho com água e um paninho úmido (para limpar as mãos), as tiras de nori e as fatias de shiitake.
Molhe as mãos, pegue cerca de uma colher de sopa de arroz cheia e molde um bolinho, como na foto. Molde como um quibe e dê uma leve achatadinha. Aperte bem para que os grãozinhos de arroz fiquem bem grudados uns aos outros. Coloque a fatia de shiitake sobre o bolinho de arroz e envolva com uma tira de nori, cortando o excesso.
Monte todos os niguirizushis e sirva com shoyu. Está pronto!

  • Preço médio: R$12,00
  • Rendimento médio: rende cerca de 30 niguirizushis
  • Não contém glúten
  • Vegan
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.