Tofu Xadrez

Esta versão vegana de frango xadrez leva tofu na composição e fica simplesmente deliciosa! É uma receita muito fácil de preparar e que basta arroz para acompanhar. Receita adaptada do canal Viewganas. ♥

Ingredientes

300g de tofu firme cortado em cubinhos com cerca de 2,5cm
2 dentes de alho picados
3 xícaras (de chá) de pimentão cortado em quadradinhos de 2x2cm
1 colher (de sopa) de gengibre ralado
1 e 1/2 xícara (de chá) de cebola cortada em quadradinhos de 2x2cm
1/2 colher (de sopa) de açúcar
1/3 de xícara (de chá) de shoyu ou mais se você preferir
1/2 xícara (de chá) de água misturada com 3 colheres de (chá) de amido de milho
1/2 xícara (de chá) de amendoim torrado, sem sal e sem pele
Sal a gosto
Óleo de gergelim torrado a gosto

  • Preço médio: R$10,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 30 minutos

  • Pode conter ou não glúten (depende dos ingredientes utilizados)

  • Vegan

Modo de preparo

Corte o tofu em cubinhos com cerca de 2 ou 2,5cm. Coloque sobre uma folha de papel toalha para absorver o excesso de água. Em uma frigideira grande e antiaderente, coloque um fio de óleo vegetal, coloque os cubinhos de tofu, tempere com uma pitada de sal e deixe refogarem em fogo baixo até ficarem com as laterais bem douradinhas. Evite mexer, pois por mais que o tofu seja firme, os cubinhos podem desmanchar. Vi esta dica no canal Viewganas e ela é bem importante para preparar este xadrez. O tofu precisa estar fritinho e “selado”. Veja o vídeo delas, que mostra o ponto do tofu aqui. Vire cuidadosamente e tenha paciência. Reserve.
Em uma outra panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho rapidamente. Adicione os pimentões cortados e refogue por aproximadamente 2 minutos. Adicione o gengibre, a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por mais 2 minutos. Adicione os cubinhos de tofu e acrescente o açúcar, e o shoyu. Misture e deixe cozinhar por cerca mais uns 3 minutos ou até o pimentão ficar levemente macio (Cuidado para os ingredientes não ficarem muito moles). Acrescente a água misturada com o amido de milho, misture para engrossar e desligue.
Adicione o amendoim e finalize com óleo de gergelim torrado a gosto. Está pronto!

Dicas

  • Há um tempo atrás ensinei esta versão com proteína de soja grossa. Temos também esta com cogumelos, que fica deliciosa!
  • Veja outras receitas orientais vegetarianas aqui.
  • A respeito da versão sem glúten, existem marcas de shoyu sem glúten.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.