Yakimeshi Vegano

O yakimeshi é tipo um mexidão, que é aquele arroz temperado com tudo o que tem na geladeira e que no final fica bem gostoso. Esta versão vegana leva legumes e cogumelos, fica deliciosa e não precisa de mais nada para acompanhar.

Ingredientes

1 e 1/2 xícaras (de chá) de arroz gohan
2 e 1/2 xícaras (de chá) de água
2 colheres (de sopa) de vinagre de arroz (ou branco)
1 e 1/2 colheres (de chá) de açúcar
1/4 de colher (de chá) de sal
2 colheres (de chá) de gengibre ralado
1 xícara (de chá) de vagem picada
1/2 xícara (de chá) de pimentão picado
200g de cogumelos picados (usei 100g de shiitake e 100g de shimeji)
1 xícara (de chá) de cenoura ralada
2 colheres (de sopa) de shoyu
1/2 xícara (de chá) de cebolinha picada
2 colheres (de sopa) de óleo de gergelim torrado (ou mais, se você preferir)

  • Preço médio: R$10,00

  • Tempo de preparo: 30 minutos

  • Não contém glúten (use shoyu sem glúten)

  • Vegan

  • Serve até 4 pessoas

Modo de preparo

Cozinhe o arroz gohan em 2 e 1/2 xícaras de água em fogo baixo, até ele ficar no ponto (cozido, mas não mole). Se precisar, coloque mais água, só tome cuidado para que não fique muito mole. Desligue o fogo assim que o arroz estiver cozido.
Enquanto isso, coloque em uma panela pequena o vinagre de arroz, o açúcar, o sal e misture. Deixe ferver e desligue. Assim que o arroz estiver cozido, coloque esta mistura do vinagre sobre ele e misture bem.
Em uma panela grande e em fogo baixo, coloque um fio de óleo e refogue rapidamente o gengibre ralado, adicione a vagem picada, o pimentão picado e refogue por 2 minutos. Acrescente os cogumelos picados, tempere com sal a gosto e refogue por cinco minutos. Adicione a cenoura ralada, o shoyu, refogue por mais 1 minuto ou até os ingredientes estarem cozidos.
Desligue, adicione a cebolinha picada, o óleo de gergelim torrado e misture. Acrescente o arroz cozido e corrija o sal, se necessário. Se quiser, salpique mais salsinha e gergelim pra servir. Está pronto!

Dicas

  • Eu gosto de fazer com o arroz gohan temperado, mas você pode usar o arroz agulhinha, parboilizado ou até mesmo o integral. Recomendo que use cerca de 2 e 1/2 ou 3 xícaras de arroz cozido pra esta quantidade de ingredientes.
  • Como eu disse, é um mexidão, então você pode colocar o que você gostar. Se você não gosta de pimentão, por exemplo, pode substitui-lo por outro ingrediente, como abobrinha. Tem gente que coloca berinjela também, milho, ervilha fresca… Ah, se você quiser, pode temperar o seu arroz com alho e cebola; eu geralmente uso só o gengibre mesmo e fica muito bom
  • As versões tradicionais de yakimeshi levam carne e ovos na composição, mas como esta é uma versão vegana, eu coloquei dois tipos de cogumelo. Se você não gosta de cogumelos ou não encontra com facilidade para comprar, pode fazer sem, só com legumes.
  • O óleo de gergelim torrado é opcional, mas ele dá um sabor super especial ao prato. Ele não é muito barato, mas rende bastante. Você pode encontrá-lo em supermercados, mas o preço dele em lojas de produtos orientais costuma ser menor.
  • Veja outras receitas orientais vegetarianas aqui.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.