“Sashimi” de Berinjela

Para o vídeo especial do dia dos pais eu resolvi fazer uma receita que meu pai ensinou para mim, o “sashimi” de berinjela. Sou descendente de japoneses por parte do meu pai e desde pequena tinha o costume de comer comida oriental, como o sashimi, que é um peixe cru fatiado. Esta receita meu pai aprendeu com a amiga da minha batian (vó), e assim que eu comi, logo associei ao sashimi, que eu não comia desde que me tornei vegetariana.
A berinjela tem uma textura maravilhosa e combinou bastante com este molhinho.

Ingredientes

5 berinjela médias (cerca de 1,7kg)
1/2 de xícara (de chá) de shoyu
1/4 de xícara (de chá) de suco de limão
1 colher (de sopa) de gengibre ralado
3 colheres (de sopa) de azeite
1 cebola grande cortada em rodelas finas
Gergelim a gosto

  • Preço médio: R$7,50

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 40 minutos (preparo) + 4 horas (geladeira)

  • Não contém glúten (ver se o shoyu contém glúten)

  • Vegan

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 240ºC. Coloque as berinjelas lavadas em uma assadeira grande e faça alguns furos com um garfo pela superfície de todas elas. Leve para assar por 30 minutos ou até você conseguir retirar a casca com facilidade. Retire do forno e espere esfriar um pouco para não queimar as mãos. Enquanto isso prepare o molho.
Em uma vasilha, o shoyu, o azeite, o suco de limão e o gengibre. Se preferir, acrescente mais temperos de sua preferência. Misture, tampe e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.
Retire toda a casca das berinjelas e corte-as em pedaços grossos. Eu cortei ao meio no sentido do comprimento, novamente ao meio, depois dividi em 3 partes.
Coloque os pedaços das berinjelas em uma travessa, cubra com as fatias da cebola e salpique gergelim. Cubra com um plástico e leve também para a geladeira por pelo menos 4 horas.
Sirva a berinjela com o molho. Está pronto!

Dicas

  • Uso xícaras e colheres medidoras nas receitas, para as medidas ficarem mais precisas! A xícara tem 240ml, enquanto uma colher de sopa tem 15ml!
  • Para não correr o risco de abrir a berinjela e encontrar um bichinho dentro, na hora de comprar procure por furinhos por toda a superfície. Sempre demoro muito para comprar berinjelas, porque fico procurando buraquinhos por elas.
  • Outras dicas que posso dar para você comprar berinjelas é que você procure por aquelas mais escuras, brilhantes, lisas e sem rugas.
  • Evite armazenar as berinjelas na geladeira por muito tempo, pois com o tempo vão ficando mais amargas e com o gosto mais forte.
  • Para esta receita, evite usar berinjelas grandes e de diferentes tamanhos, para elas assarem mais rápido e uniformemente.
  • Caso você não gostar das sementes, você pode retirar, sem problemas! Só aconselho que você acrescente uma ou duas berinjelas a mais, pois você vai perder grande parte do conteúdo da receita retirando-as.
  • Você pode misturar as berinjelas com o molho e levar à geladeira. As berinjelas e as cebolas acabam absorvendo mais o molho, e ficam muito boas, porém perdem um pouco da firmeza.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.