Como Fazer Tofu Caseiro

Aprenda a fazer tofu (queijo de soja) caseiro! Esta receita leva apenas 3 ingredientes e é bem fácil de fazer, embora o modo de preparo pareça longo.
Esta foi a receita mais pedida ao longo deste ano pelos leitores do blog. Eu usei como base algumas receitas e dicas de outros blogs e sites (como esta do blog Cozinha Japonesa, esta da Bela Gil, esta da Sociedade Vegan, esta da Jiang e esta da Miriam Fukami) até chegar nesta versão que compartilho com vocês.

Ingredientes

2 xícaras (de chá) de grãos de soja (cerca de 350g) – se encontrar orgânico, melhor ainda
2 colheres (de chá) de cloreto de magnésio ou 5 colheres (de chá) de vinagre de álcool branco ou 5 colheres (de chá) de suco de limão
Água

  • Preço médio: R$4,50

  • Rende um tofu com cerca de 300g

  • Tempo de preparo: 12h (molho) + 25 min (preparo) + 1h20min (descanso)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Preparo do Leite de Soja 

Escolha os grãos de soja, retire possíveis pedras e grãos estragados. Em uma vasilha grande, coloque a soja, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 12 horas.
Escorra, lave e coloque em um liquidificador. Cubra toda a soja com água (cerca de 5 xícaras) e bata até os grãos ficarem bem triturados. Se o seu liquidificador não for grande, divida em duas partes.
Sobre uma panela grande, coe bem este leite, seja com uma peneira bem fina ou com coador de pano, fralda ou pano de prato. Aperte bem, para aproveitar todo o leite da soja. (Guarde estes resíduos, que são o okara, eles podem ser utilizados em outras receitas, que ensinarei mais para frente)
Você vai precisar de 1,5 litro deste leite concentrado. Meça a quantidade total e se faltar, complete com água.
Deixe este leite cozinhar em fogo médio até ferver, o que vai levar cerca de 10 minutos. Mexa sempre para não grudar, também retire as espumas que vão surgindo.
Este leite libera bastante espuma, eu fiz testes deixando ela e tirando e no final achei melhor tirar, porque dá pra ver melhor o processo como um todo, seja quando o leite começa a ferver como também dá pra ver melhor o leite coalhando.

Preparo do tofu 

Quando estiver quase dando os 10 minutos, ferva 1 xícara de água e adicione o cloreto de magnésio. Reserve.
Antes que o leite suba, desligue.
Coloque 1/3 da quantidade do cloreto diluído na água e misture por alguns segundos. Coloque o restante aos pouquinhos, misturando sempre. Quando o leite começar a coalhar e ficar como o do vídeo, pare de colocar a mistura de cloreto com água.
Tampe e deixe descansar por 10 minutos.
Passados os 10 minutos, coloque um pano de algodão, como uma fralda ou pano de prato, até mesmo um voal, sobre uma peneira pequena – dá pra usar escorredor de macarrão, queijeira, mas eu comprei uma peneirinha de farinha com 15cm de diâmetro, que custou uns 5 reais e é ótima para este tamanho.
Coloque o conteúdo da panela com cuidado e deixe escorrer. É importante colocar uma caneca ou panela embaixo, pra não vazar.
Feche com o pano, coloque um pratinho ou uma tampa em cima e um peso com cerca de 300g, pra ajudar a deixar o tofu mais compacto e firminho. Deixe descansar por 40 minutos.
Passados os 40 minutos, retire o tofu cuidadosamente e coloque dentro de uma vasilha com água. Abra o pano delicadamente e deixe o tofu descansar por 15 minutos.
Troque a água e deixe descansar por mais 15 minutos antes de servir. Este descanso na água ajuda a deixar o sabor do tofu mais neutro, principalmente se você se empolgou e exagerou na quantidade de cloreto de magnésio (que em excesso deixa o tofu com um fundinho meio adocicado e não tao neutro).
Está pronto!

Modo de preparo com limão ou vinagre

No lugar do cloreto de magnésio você pode usar vinagre de álcool (foi o que eu testei, não sei dizer os outros) ou limão.
Depois que o leite ferveu, é só colocar aos poucos com o auxílio de uma colher. Pra esta quantidade de leite foram cerca de 5 colheres de chá de vinagre ou de limão. Você não vai precisar diluir, como o cloreto, que é diluído para facilitar na hora de colocar aos pouquinhos (esta água em que ele é diluído não atrapalha no resultado final).

Cloreto de Magnésio

  • Eu, particularmente, preferi fazer com o cloreto de magnésio do que com o limão ou vinagre. Não sei se foi impressão minha, mas o tofu ficou mais firme e rendeu um pouco mais. É bem baratinho (custou uns R$6,00 e acho que rende para umas 4 receitas – o que eu uso é este aqui) e encontrei em todas farmácias que fui.
  • Pelo que perguntei para a farmacêutica, não faz mal, parece que é utilizado por quem tem dor nos ligamentos e inflamações. Só faz mal se consumir em excesso, pode dar dor de barriga, mas este não é o caso.
  • Eu acho que com um pacotinho deste dá pra fazer umas 4 receitas.

Dicas

  • Se estiver muito calor, deixe os grãos de soja de molho por 12h dentro da geladeira.
  • Esta receita é para fazer um tofu caseiro, parece que para um processo industrial, em larga escala, algumas etapas são diferentes, como ferver o leite batido antes de coar (isso, além de ser complicado, é perigoso. Tentei fazer e me queimei)
  • Eu não tenho termômetro de cozinha, assim como acho que muita gente que me acompanha aqui não tem. Embora eu ache que ele ajude em uma receita como estas, dá pra fazer sem, como eu consegui. Basta seguir tudo certinho, como tempo, fazer em fogo médio (no fogo alto desanda) e procurar usar xícaras e colheres medidoras (baratinhas e que são vendidas em lojas de utilidade e de 1,99) (:
  • Não demore pra colocar a mistura de cloreto ou vinagre ou limão. Assim que ferver, desligue e já coloque.
  • Não testei com leite de soja industrializado e nem com extrato de soja. Pelo que pesquisei na internet, pode dar certo com leite de soja pronto, mas sem sabor, e sobre o extrato, parece que não dá certo.
  • Use de preferência uma panela com antiaderente bom, porque mesmo mexendo, este leite gruda um pouco e é meio chato pra lavar.
  • Depois que coloquei o tofu pra escorrer, misturei uma pitadinha de sal, uma colher de orégano desidratado e uma colher de chimichurri pra fazer um tofu temperadinho, e deu certo.
  • Pra guardar o tofu pronto, é só colocar ele  em uma vasilha com água e deixar na geladeira por até uma semana. É imporante deixar o tofu coberto por água, não precisa ser muito só o suficiente para cobrir, e o ideal é trocar a água diariamente. Não precisa ser filtrada.
  • Dá pra congelar o tofu, mas eu particularmente não gosto muito porque a textura dele muda um pouco. Acaba ficando meio esponjoso e poroso.
  • Este tofu é do tipo macio e eu gosto de comer ele com shoyu e gengibre. Testei algumas receitas do blog com ele e deu certo, são elas: lasanha de tofu com brócolis, conchiglione recheado com tofu e espinafre, hambúrguer de tofu, maionese de tofu, tofupiry.
  • Tofu firme: dizem que quanto maior o peso e maior o tempo de descanso, mais firminho o tofu fica.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.