Lasanha Integral de Brócolis e Tofu

Lasanha lembra almoço de domingo com a família, não é? Fiz esta lasanha deliciosa, super levinha e saudável especialmente para o dia das mães, em homenagem à minha mãe (Nadir) e à minha sogra (Rosane).

Ingredientes

Molho Branco:

3 xícaras (de chá) de leite de amêndoas (Receita aqui – faça sem a essência de baunilha)
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
3 colheres (de sopa) de farinha de trigo misturadas com 1 xícara (de chá) de água
Sal a gosto
Noz moscada a gosto (opcional)

Brócolis Refogado

3 dentes de alho picados
1 maço de brócolis limpo e picado (cerca de 400g)
Sal a gosto

Tofu Temperado

500g de tofu amassado (veja como fazer tofu aqui)
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
2 colheres (de sopa) de manjericão fresco picado
Azeite a gosto

Massa de lasanha sem ovos (a massa que usei era integral grano duro) – a embalagem tinha 200g, mas não usei tudo

  • Preço médio: R$ 15,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 15 minutos (preparo) + 30 minutos (forno)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 210ºC e prepare o molho branco. Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue a cebola até ficar levemente dourada. Acrescente o leite de amêndoas, tempere com uma pitada de sal e com uma pitada de noz moscada e deixe ferver. Acrescente a água misturada com a farinha de trigo, misture até engrossar e desligue. Reserve.
Prepare o brócolis. Em outra panela, coloque um fio de óleo e refogue o alho até ficar levemente dourado. Acrescente o brócolis picado, tempere com sal a gosto, e refogue por poucos minutos, apenas para ficar temperado. (Não refogue muito, pois o brócolis já vai ao forno). Reserve.
Em uma vasilha, coloque o tofu amassado, e tempere com orégano, manjericão e com um fio de azeite. Se julgar necessário, acrescente sal a gosto. Reserve.
Em uma travessa média (a minha tinha cerca de 18cm x 18cm), coloque uma concha de molho e espalhe sobre a superfície. Disponha folhas de massa, adicione mais uma camada de molho e coloque uma parte de brócolis. Cubra com mais massa, depois com mais molho e adicione o tofu. Vá alternando as camadas de molho, massa, brócolis, massa, molho, tofu.
Finalize com uma camada generosa de molho, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos, ou até a massa estar cozida.

Dicas

  • Se preferir, use a maionese de tofu no lugar do tofu amassado, e faça tipo um creme de tofu. A receita está aqui e seria bom que fizesse ao menos duas receitas para esta lasanha. O mesmo vale pela receita de tofupiry (receita aqui), faça duas receitas para esta lasanha.
  • Você pode fazer uma bolonhesa de proteína de soja e usar no lugar do tofu. Veja esta receita que ensinei no vídeo da polenta (aqui).
  • No lugar do leite de amêndoas, você pode usar outro de sua preferência. Eu prefiro o de amêndoas porque é o que tem o sabor mais neutro que conheço.
  • Você pode usar massa de pastel ao invés da massa da lasanha ou uma massa normal, sem ser integral.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.