Polenta com Molho Bolonhesa Vegano

Amo polenta! Embora minha família não seja de origem italiana, é algo que marcou muito minha infância. É um prato super fácil de fazer e que não custa caro. Só requer certos cuidados, porque o creme é muito quente e costuma espirrar um pouco durante o preparo. Por isso é importante que a polenta seja feita em uma panela mais alta, e para quem não tiver, pode usar uma panela de pressão para preparar (minha mãe faz assim).

Ingredientes

2 xícaras (de chá) de fubá
2 xícaras (de chá) de água
2 dentes de alho grandes picados
1/2 xícara (de chá) de creme de cebola (sopa de cebola) – opcional, caso não quiser usar, adicione 1 dente de alho a mais
3 xícaras (de chá) de água
Sal a gosto
Óleo

Molho Bolonhesa de PTS (Sugestão):

2 dentes de alho grandes picados
1/2 cebola grande picada
1 xícara (de chá) de proteína de soja hidratada e escorrida
1/2 xícara (de chá) de pimentão picado
1 pacote de molho de tomate (340g)
1/2 xícara (de chá) de água
1/2 xícara (de chá) de azeitonas picadas
1/2 lata de milho e 1/2 lata de ervilha ( ou uma lata de dueto)
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
Sal a gosto
Azeite a gosto

  • Preço médio: R$ 5,00

  • Serve em média 6 pessoas

  • Tempo de preparo: 20 minutos (molho) + 30 minutos (polenta)

  • Para uma versão sem glúten, retire o creme de cebola e use caldo caseiro

  • Vegan

Modo de preparo

Hidrate a proteína de soja e pique os ingredientes. Eu costumo colocar a proteína de soja em uma vasilha, cubro com o dobro de água em temperatura ambiente e deixo de molho até ficar macia, o que geralmente leva 10 minutos. Escorro, lavo bem (para tirar aquele gosto forte e característico dela) e em seguida espremo muito bem (para não ficar esponjosa).
Prepare o molho. Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue os dentes de alho picados até dourar. Acrescente a cebola e refogue mais um pouco. Adicione a proteína de soja, tempere com sal a gosto e adicione o pimentão picado. Refogue até a soja ficar levemente dourada, o que vai levar cerca de 5 minutos. Desta forma a proteína de soja ficará mais sequinha, e não borrachuda.
Adicione o molho de tomate, a água e deixe ferver. Acrescente as azeitonas, o milho e a ervilha e deixe cozinhando por uns 2 minutinhos.
Acrescente o cheiro verde picado, regue com azeite a gosto, misture, desligue e reserve.
Em uma vasilha, coloque o fubá e a água, mexa e deixe descansando por 10 minutos.
Em uma outra panela, alta de preferência, e em fogo médio, refogue os outros dentes de alho picados até dourar. Acrescente a água, tempere com uma pitada de sal, e acrescente o creme de cebola. Deixe ferver.
Quando estiver fervendo, abaixe o fogo e adicione a mistura do fubá com a água aos poucos e mexa sempre. Prove o sal e corrija se necessário. Você precisará misturar por cerca de 10 minutos, ou até a polenta estar cremosa e grossa.
Coloque em uma vasilha, cubra com molho e está pronto! (:

Dicas

  • Aconselho a comer a polenta enquanto está quentinha, que é quando está mais cremosa. Ela depois de fria fica firme. Não que isso seja ruim, varia de gosto para gosto. Caso não quiser comer ela fria, corte-a em pedaços e asse ou frite.
  • No lugar da água do preparo da polenta, você pode usar caldo de legumes. 1 tablete do industrializado ou fazer esta receita aqui de caldo caseiro.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.