Udon

O udon é um prato que marcou a minha infância, porque minha batian (vó) sempre fazia nos jantares em família, principalmente quando estava meio friozinho. Eu não tive oportunidade de aprender com ela, então acabei inventado esta versão vegana, que estou compartilhando aqui com vocês!
Para quem não conhece, o udon é um macarrão acompanhado de um caldo saboroso (servido bem quente) e outros ingredientes, como cogumelos, cenoura, tofu e cebolinha (na versão vegana).

Ingredientes

6 xícaras (de chá) de água
1 colher (de sopa) de gengibre ralado
1 colher (de chá) de açúcar (usei o cristal)
2 xícaras (de chá) de shiitakes frescos fatiados
1/2 xícara (de chá) de shoyu (menos ou mais se preferir – tem alguns shoyus mais salgados que outros)
500g de macarrão para udon

Sugestões de acompanhamento

200g de tofu cortado em tiras finas e compridas
200g de shimeji separados em pequenos buquês
1 xícara (de chá) de cenouras cozidas
Salsinha picada a gosto

  • Preço médio: R$12,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 30 minutos

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão conforme as orientações da embalagem. Em seguida, escorra e reserve.
Em uma panela em fogo médio, coloque a água, o shiitake, gengibre, o açúcar, o shoyu, misture e deixe ferver. Quando estiver fervendo, conte mais 5 minutos e desligue.
Divida o macarrão em tigelas, cubra com o caldo e sirva com os acompanhamentos que preferir.
Eu usei tofu e shimeji fritos (coloquei um fio de óleo de gergelim torrado em uma frigideira e deixei fritar bem dos dois lados, com uma pitada de sal), cenoura cozida (cozinhei na água fervente, mas pode ser no vapor) e cebolinha picada. Está pronto!

Dicas

  • Veja outras receitas orientais aqui.
  • Existe macarrão para udon vegano. A marca do meu udon era Assaí, custou R$5,20 e os ingredientes eram farinha de trigo, semolina, água e sal.
  • Você pode usar shiitake seco também (inclusive pode usar a água que usou para hidratá-los para fazer o caldo, ficará ainda mais saboroso.)
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.