Mousse de Maracujá

Essa mousse de maracujá é deliciosa, levinha, cremosa, levemente areada e não leva leite nem gelatina na composição! Eu sempre recebi pedidos para fazer uma receita de mousse de maracujá, mas nunca tinha conseguido uma versão que me agradasse 100% para compartilhar aqui. Testei algumas receitas com condensado de soja, e não ficaram ruins, o sabor característico dele acabou ficando mascarado pelo maracujá. Porém muitas pessoas não gostam do condensado, ou acham caro, ou não encontram para comprar. Adaptei esta versão de uma receita que vi no site da Bela Gil (veja aqui) e gostei muito do resultado, e na minha opinião foi o que mais chegou perto da tradicional mousse de maracujá. Vamos à receita?

Ingredientes

1 xícara (de chá) de castanha de caju crua (cerca de 100g)
1 xícara (de chá) de polpa de maracujá (usei 3 maracujás médios – 240ml de polpa)
1 xícara (de chá) de água filtrada
Açúcar a gosto (usei 4 colheres de sopa de açúcar demerara)
1/2 colher (de chá) de ágar-ágar (cerca de 2g) – saiba o que é o ágar-ágar aqui
100g de chocolate meio amargo (sem leite) – opcional
2 colheres (de sopa) de leite de coco – opcional

  • Preço médio: R$ 16,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 8 horas (molho da castanha) + 10 minutos (preparo) + 5 horas (geladeira)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Coloque a castanha-de-caju crua em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas. Em seguida escorra, lave e reserve.
Em um liquidificador, coloque a polpa de maracujá e a água. Bata por um minuto e em seguida coe.
Coloque esta mistura em uma panela e adicione açúcar a gosto e o ágar-ágar. Misture e deixe ferver em fogo médio. Mexa sempre. Quando começar a ferver, abaixe o fogo, conte 30 segundos e desligue.
Coloque esta mistura no liquidificador, adicione a castanha-de-caju e bata por cerca de 2 minutos, ou até obter um creme bem uniforme. Coloque em tacinhas, espere esfriar e leve à geladeira por cerca de 4 horas.
Se quiser, derreta 100g de chocolate meio amargo, adicione 2 colheres de sopa de leite de coco e misture bem. Coloque sobre a mousse de maracujá e leve a geladeira por mais uma hora antes de servir. Está pronto!

Dicas

  • Esta receita serve até 4 pessoas. Coloquei em duas tacinhas grandes, pois não tinha outras aqui em casa.
  • Não testei com outras frutas, mas acredito que dê certo com morango, frutas vermelhas, limão…
  • No lugar do açúcar demerara você pode usar o cristal, de coco, mascavo e adoçante culinário.
  • Na receita da Bela Gil ia castanha-do-pará e não levava ágar-ágar. Se você quiser, pode fazer sem o ágar-ágar, mas achei que com ele ficou mais firminho. Se quiser sua mousse ainda mais firme do que a minha (veja a textura dela no vídeo), é só adicionar mais ágar-ágar.
  • Ao invés de cobrir sua mousse com chocolate, você pode fazer uma calda de maracujá com sementes e açúcar a gosto.
  • Você pode guardar esta mousse na geladeira por até 2 dias, pois com o tempo vai liberando uma água. Cubra as tacinhas de mousse com plástico filme.
  • Antes de chegar neste resultado, eu fiz uma mousse usando leite de coco. Vou compartilhar esta opção aqui para pessoas que não encontram castanhas-de-caju com facilidade, ou que é muito caro em suas cidades.
    • Antes de tudo, fiz um leite de coco caseiro bem concentrado, usando 250g de coco fresco e 2 xícaras (de chá) de água quente. Bati e coei. (Guarde estes resíduos para usar em outras receitas, no lugar de coco ralado.)
      Depois voltei ao liquidificador e adicionei 1 xícara de polpa de maracujá, bati novamente e coei. Coloquei em uma panela, adicionei açúcar a gosto, 1 colher (de chá) de ágar-ágar e levei para ferver. Depois contei 30 segundos e desliguei. Coloquei em tacinhas, esperei esfriar e levei à geladeira por cerca de 4 horas. A textura é um pouco diferente da mousse com castanhas, que fica mais cremosa e “aerada”. Esta mousse com leite de coco fica mais firminhas, como uma gelatina.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.