Nhoque de Pinhão

Pinhão é uma das coisas mais paranaenses que existe; e é sinônimo de friozinho. Mas convenhamos, comer pinhão cozido, cansa. Daí, nessas peraltices gastronômicas, resolvi experimentar receitinhas com pinhão. Comprei uns 5kg, e lá vão experimentos…(Ok, talvez não tenha sido 5kg, talvez tenha sido 2kg. Com casca. Hehe)
Um dos meus preferidinhos foi esse nhoque de pinhão, nada parecido com o tradicional nhoque da vó, mas cheio de sabor e saúde. Dá um pouquinho de trabalho, mas vale cada minuto gasto. 😉

Ingredientes

1 kg de pinhão cozido, descascado e triturado
5 colheres (de sopa) de ovo de linhaça
1/2 xícara (de chá) de farinha de amaranto (é só processar o amaranto) (pode ser qualquer outra)
1/2 xícara (de chá) de farinha de grão de bico
1/2 xícara (de chá) de polvilho doce
2 colheres (de sopa) de azeite de oliva
1 colher (de café) de pimenta de reino
1 colher (de chá) de tomilho
Sal a gosto

  • Preço médio: R$4,00 (porção)

  • Rende cerca de 8 porções

  • Tempo de preparo: 40 minutos (preparo) + 15 minutos (cozimento)

  • Não contém glúten

  • Vegan

nhoquepinhaopadraoartigos

Modo de preparo

1. Em um processador, bata o pinhão até que fique em pedacinhos bem pequenos. Reserve.
2. Em um recipiente, misture o pinhão e o ovo de linhaça. Acrescente o sal, temperos e azeite. Aos poucos vá adicionando as farinhas até que fique uma massa homogênea.
3. Para moldar o nhoque você pode fazer “minhoquinhas” e cortar em cilindros numa tábua enfarinhada, ou simplesmente fazer bolinhas, como o da foto.
4. Pra cozinhar é só esquentar 3 litros de água em uma panela. Quando levantar fervura,
vá colocando as bolinhas, com calma. Quando elas subirem até a superfície, significa que estão prontas 🙂 Daí é só retirá-las da água com uma escumadeira.
OBS: As farinhas foram escolhidas para acrescentar nutrientes ao prato, mas você pode
simplesmente usar a farinha de arroz se preferir.
O molho é super tradicional – tomates picadinhos refogados no azeite e temperados com alho e sal. Ainda acrescentei pedacinhos de cogumelos para dar sabor e adicionar proteínas.

Dicas

  • O ovo de linhaça é feito com a linhaça triturada + água. É um ingrediente utilizado para substituir os ovos em receitas, tanto doces quanto salgadas. Para cada colher (de sopa) de linhaça triturada (bata no liquidificador para triturar), use 3 colheres (de sopa) de água, misture e deixe de molho por 15 minutos.
Eu sou a Gabi 😉 Sou arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que resolvi entrar no mundo do esporte, mudei minha alimentação e, consequentemente, meu olhar sobre o mundo e sobre o meu corpo. Hoje sou maratonista, tenho um blog chamado Flor de Sal, me locomovo principalmente de bike, não consumo carne há três anos, intolerante à lactose, e vivo inventando moda na cozinha, onde aprendo muito todo dia ❤