Panqueca Doce (Vegana e Sem Glúten)

Perfeitas para fazer no café da manhã, estas panquecas são rápidas de fazer, levam cerca de 20 minutos para ficarem prontas. Sem contar que não precisam de muitos ingredientes. Elas são sem glúten, sem lácteos, sem ovo e sem gordura. Ficam bem macias e com consistência elástica. Como são levemente adocicadas e possuem sabor neutro, vão bem com qualquer acompanhamento. Desde geleias, melado e caldas, até frutas frescas, secas, oleaginosas e sementes. Eu servi as minhas com melado, castanha do pará picada e pêssego fresco. Uma delícia!

Ingredientes

1 xícara (de chá) de mistura de farinha sem glúten (140 g) – receita aqui
1/2 xícara (de chá) de água (125 ml)
2 colheres (de sopa) de açúcar demerara (22 g)
2 colheres (de chá) de farinha de linhaça (4 g) + 2 colheres (de sopa) de água (30 ml)
1 colher (de chá) de fermento químico em pó (3 g)
1/2 colher (de chá) de extrato de baunilha (2,5 ml)
Uma pitada de sal (opcional)
Melado, geleia, frutas frescas ou oleaginosas para acompanhar (opcional)

  • Preço médio: R$4,00 (sem os acompanhamentos)

  • Rende cerca de 4 unidades

  • Tempo de preparo: 20 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

panquecasemglutenpadraoartigos

Modo de preparo

Em um recipiente pequeno, misture a farinha de linhaça e a água, reserve por cerca de 5 minutos. Essa mistura irá fornecer elasticidade e liga à massa, substituindo o ovo. Em outro recipiente, adicione a mistura de farinha sem glúten, a água, o açúcar demerara, o extrato de baunilha e uma pitada de sal. Misture bem até ficar homogêneo. Adicione a farinha de linhaça hidratada e misture novamente. Por último, acrescente o fermento e misture delicadamente até incorporar na massa. Unte uma frigideira com um fio de óleo e aqueça em fogo médio. Despeje uma porção da massa e frite até ficar dourada e desgrudar da frigideira, vire e cozinhe o outro lado até dourar. Repita esse processo até a massa acabar. Sirva com o acompanhamento que preferir.

Dicas

• Você pode substituir a água por leite de coco, arroz ou amêndoas.
• Para esta receita é indicado usar frigideira antiaderente e, mesmo assim, untá-la com um fio de óleo.
• Se você não é alérgico ou intolerante ao glúten, pode substituir a mistura de farinha sem glúten por farinha de trigo branca, ou por metade de farinha de trigo branca e metade de trigo integral.
• Indico você usar extrato de baunilha ao invés da essência. Ele não contém ingredientes artificiais e é muito mais saboroso. Você pode fazer em casa, é bem mais barato e rende bastante. Receita aqui.

Designer gráfico por formação e vegetariano por convicção. Criou o blog Tempero Alternativo para compartilhar informações sobre como podemos tornar a relação homem-comida-meio ambiente mais harmoniosa possível, sem deixar de lado o prazer, é claro. Compartilhando receitas simples e gostosas, que valorizam os alimentos de origem vegetal, integrais, orgânicos e produzidos localmente.