Pão Integral Recheado com Brócolis

Há um tempo eu estou querendo postar uma receita de pão. Alguns leitores sempre me pedem e eu gosto muito, mas não postei antes porque, como citei em alguns posts, não sou muito boa com massas e prefiro ficar fazendo n testes antes de compartilhar.

Ingredientes

Massa:

1 e 1/2 xícaras (de chá) de farinha de trigo integral
1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos finos
2 colheres (de sopa) de sementes de linhaça
1 colher (de sopa) de açúcar mascavo
1/4 de colher (de chá) de sal – usei a colher medidora, se não tiver, coloque uma pitada generosa
1 pacote de fermento biológico seco (10g)
1/4 de xícara (de chá) de azeite
1/2 xícara de água morna

Recheio:

2 dentes de alho picados
1/2 cebola média picada
2 xícaras (de chá) de brócolis picado em pequeno pedacinhos
1/2 xícara (de chá) de azeitonas picadas
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
Sal a gosto

  • Preço médio: R$6,00

  • Serve em média 4 pessoas

  • Tempo de preparo:

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque a farinha integral, a aveia, as sementes de linhaça, o açúcar, o sal, o fermento biológico seco, o azeite e a água morna. Misture tudo até obter uma massa homogênea. Cubra a tigela com um pano seco e deixe descansando por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio.
Em uma panela, coloque o alho e a cebola picados e refogue até dourar. Acrescente o brócolis e refogue até que fique macio. Adicione as azeitonas picadas e o cheiro verde picado, misture, desligue e reserve.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Em uma superfície limpa, polvilhe fubá ou farinha de trigo mesmo, abra a massa na espessura de 0,5cm e distribua o recheio sobre ela, deixando as laterais livres. Enrole, dando uma leve apertadinha. Aperte as laterais para fechar o pão.
Coloque o pão em uma assadeira forrada com papel manteiga, ou bem untada, e faça alguns furos com a faca para mostrar o recheio.
Asse por cerca de 40 minutos ou até o pão estiver completamente assado. Está pronto! Espero que gostem do resultado (:

Dicas

  • Este pão leva farinha integral, então seu gosto é mais forte do que o feito com a farinha branca. Caso quiser um pão mais leve, substitua parte da farinha integral pela branca e, se precisar, adicione mais para dar liga.
  • Sempre me perguntam sobre substituições. O fermento pode ser trocado pelo de tablete, apenas altere a ordem dos ingredientes: primeiro amasse o tablete com o açúcar, depois adicione a água e o azeite, e por último coloque os ingredientes secos.
  • O açúcar que eu usei foi o mascavo, mas você pode usar o cristal ou o demerara.
  • Como é um pão mais seco, prefiro recheá-lo, mas você também pode prepará-lo sem recheio. Abra a massa e enrole o pão normalmente, apertando bem (Pelo menos foi assim que aprendi para ficar bonitinho).
  • Guarde em um pote fechado na geladeira por até 3 dias.
  • Veja também: pão sem queijo (“pão de queijo vegano”), pão de batata, pão doce, salgado de hambúrguer.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.