Pão de Batata Vegano

Este pão de batata fica super fofinho e pode ser recheado; e o melhor de tudo é que é super fácil de fazer e rende bastante!
O pão de batata sempre foi um dos meus salgados preferidos das cantinas da escola ou da faculdade, principalmente porque era uma das únicas opções sem carne.
Na primeira vez que eu fiz, usei uma receita da Gi, do Receitas de Minuto (receita aqui – recheei com brócolis), que é super fácil! Postei a foto dos pãezinhos que eu fiz com esta receita dela no meu Facebook e o pessoal pediu para eu fazer uma versão vegana. Estudei algumas receitas que encontrei na internet e compartilho com vocês o resultado que eu cheguei e que mais me agradou.
Nesta receita eu usei a batata inglesa, não cheguei a testar com outras, como a batata doce, baroa ou a asterix. A asterix é muito indicada para massas, pois absorve menos água e portanto pede menos farinha que as demais, deixando a massa mais leve!
Se quiser, você pode usar o tofupiry como recheio, que fica bom também!! Receita aqui.

Ingredientes

3 xícaras (de chá) de batata inglesa cortada em cubinhos pequenos (cerca de 400g)
1 tablete de fermento biológico fresco (15g)
1 colher (de sopa) de açúcar cristal
120ml de água morna (1/2 xícara de chá)
1 colher (de chá) de sal
60ml de óleo vegetal (usei o de milho 1/4 de xícara de chá)
Cerca de 4 e 1/2 xícaras (de chá) de farinha de trigo + um pouco para polvilhar na superfície
1 colher (de sopa) de azeite
1 colher (de sopa) de shoyu
Gergelim branco a gosto

  • Preço médio: R$4,00 (pão) + R$6,00 (recheio de brócolis)

  • Rende em média 8 pães de batata grandes

  • Tempo de preparo: 15 minutos (recheio) + 25 minutos (massa) + 40 minutos (descanso) + 30 minutos (forno)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, prepare o recheio de sua preferência; eu fiz de brócolis.
Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até dourar. Acrescente o brócolis picado, tempere com sal a gosto e com o orégano e refogue até o brócolis ficar macio. Misture bem o leite de amêndoas com o amido de milho e coloque na panela, misture até engrossar, corrija o sal se necessário e desligue. Reserve.
Em uma panela com água fervente e uma pitada de sal, cozinhe as batatas até ficarem bem macias. Escorra toda a água e amasse bem, enquanto ainda estão mornas. Reserve.
Em uma vasilha, coloque o tablete de fermento, o açúcar e amasse até virar uma pasta líquida. Adicione a água morna, o sal, o óleo e as batatas amassadas. Misture e acrescente a farinha de trigo aos poucos, até virar uma massa uniforme e que desgrude das mãos com facilidade. Nesta receita foram cerca de 4 xícaras e meia.
Divida a massa ao meio, novamente ao meio, e novamente ao meio, formando 8 bolinhas iguais.
Em uma superfície limpa e levemente enfarinhada, abra uma a uma das bolinhas na espessura de 0,5cm. Coloque uma colher de sopa bem cheia de recheio no centro e feche formando uma trouxinha. Trabalhe com a massa para que ela fique redondinha e certifique-se de que esteja bem fechada.
Coloque os pães em uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga, com 2 dedos de distância entre eles. Coloque a parte aberta virada para baixo.
Cubra com um guardanapo limpo e seco e deixe descansando por 40 minutos.
Pré-aqueça o forno a 240ºC e em um potinho, misture uma colher de sopa de azeite com uma colher de sopa de shoyu. Pincele esta mistura nos pães e salpique gergelim branco. Leve para assar por cerca de 30 minutos ou até os pães estiverem levemente corados. Está pronto!

Sugestão de recheio:

2 dentes de alho picados
1/2 cebola média picada
5 xícaras (de chá) de brócolis bem picado (1 maço médio)
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
1/2 xícara (de chá) de leite de amêndoas (receita aqui)
1 colher (de sopa) amido de milho
Sal a gosto

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.