Quibe Frito de Proteína de Soja (Vegan)

Aprenda a preparar um delicioso quibe frito vegano, que fica super crocante, saboroso e que é feito com proteína de soja!
Uma das nossas primeiras receitas aqui no blog foi um quibe frito, inclusive foi um dos nossos primeiros vídeos no canal. Devido a pedidos, trouxe uma versão vegana da receita.

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (de chá) de trigo para quibe
4 xícaras (de chá) de água
1 xícara (de chá) de proteína texturizada de soja
3 xícaras (de chá) de água
1 batata grande cozida e amassada (cerca de 1 xícara bem cheia)
1 cebola ralada ou bem picada
5 dentes de alho bem picados
1 xícara (de chá) de salsinha picada
1 xícara (de chá) de cenoura ralada
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
1 colher (de sopa) de hortelã desidratada
1 colher (de sopa) de sal
2 colheres (de sopa) de vinagre branco ou suco de limão
1/2 colher (de chá) de cominho em pó
Farinha de trigo para dar liga (cerca de 3/4 de  xícara)

  • Preço médio: R$5,00

  • Rende cerca de 25 quibes médios

  • Tempo de preparo: cerca de 1h40min

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Coloque o trigo para quibe em uma vasilha, cubra com as 4 xícaras de água e deixe de molho por uma hora. Em outra vasilha, coloque a proteína de soja, cubra com as outras 3 xícaras de água, e deixe descansar até ficar macia.
Quando estiver quase dando o tempo do trigo ficar pronto, cozinhe uma batata como preferir e amasse-a. Eu cozinhei no microondas – fiz alguns furos com um garfo e cozinhei em potência alta por 10 minutos. Esperei ficar morna, removi a casca e amassei. Coloque esta batata amassada em uma vasilha grande.
Escorra a água do trigo para quibe e esprema bem, para sair toda a água, e coloque na vasilha da batata. Faça o mesmo com a proteína de soja, espremendo o máximo que conseguir de água.
Adicione na vasilha o alho picado, a cebola ralada, a salsinha, a cenoura, o orégano, a hortelã, o sal, o cominho e o vinagre. Misture bem e vá adicionando farinha de trigo aos poucos, até conseguir modelar os quibes. Evite colocar muita farinha, pois deixará o quibe pesado.
Frite em óleo quente até ficarem dourados, evite mexer muito neles enquanto fritam, pois podem desmanchar. Coloque os quibes fritos sobre papel toalaha para absorver o excesso de óleo. Está pronto!

Dicas

  • Você pode congelar! Modele os quibes, coloque em uma assadeira, com um espaço entre eles, e leve para o freezer até ficarem duros (o que vai levar cerca de 1 hora). Retire com cuidado e coloque em saquinhos ou em um pote bem fechado, devem durar por uns 2 meses.
  • Se preferir, use beterraba ralada no lugar da cenoura, ou pode fazer sem.
  • Além dos temperos que eu usei, você pode adicionar outros de sua preferência.
  • Para uma versão mais saudável, faça eles assados! Eles só ficam mais ressecados que os fritos. Coloque os quibes em uma assadeira untada com óleo e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 45 minutos, virando na metade do tempo. Evite fazer quibes muito grossos, pois corre o risco de ficar cru no meio.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.