Incremente sua sopa!

Pra manter o corpo quentinho no inverno, nada mais apropriado e gostoso que uma boa sopa, não é mesmo? As opções são muitas e com sabores bem diferentes, mas além de deliciosas elas também podem trazer diversos benefícios para a saúde. Mas afinal, quais são os ingredientes certos? Nós vamos te falar sobre os benefícios de 8 alimentos que você provavelmente tem em casa e que trazem sabor ao seu preparo. Confira!

Abobrinha

Rica em vitamina C, que age contra o envelhecimento precoce, também possui vitaminas do complexo B, que também são antioxidantes. Ela também protege o sistema respiratório contra a asma: “por conta do elevado teor de Vitamina C, hidratos de carbono, proteína e fibra, além do potássio, folato e vitamina A, todos os itens são importantes para a saúde, além de manter uma boa hidratação dos olhos, boca e mucosas”, pontua Vivian. Além disso, por ser rica em fibras, a abobrinha ainda auxilia no controle do colesterol ruim.

Mandioca

Saborosa demais, a mandioca é ideal para dietas com restrição de glúten. Ela também proporciona a sensação de saciedade mais rápido, o que significa que você não precisará comer grandes quantidades, e também regula o funcionamento do intestino. “A mandioca contém carboidrato de baixo índice glicemico, além de fibras que auxiliam no combate do colesterol e no controle dos níveis de açúcar no sangue”, finaliza Vivian.

Cebola

Assim como o alho, ela é usada para trazer sabor aos preparos. Recheada de benefícios, a cebola possui flavonoides que ajudam na circulação sangüínea e na prevenção do envelhecimento das artérias. Ela ainda previne doenças do sistema nervoso, isso porque contém vitamina B, potássio e magnésio. Por conter vitamina A e C e alto teor de enxofre, a cebola ajuda na imunidade e atua na redução dos sintomas de bronquite e asma.

Mandioquinha (Batata Baroa)

As fibras presentes nesse alimento auxiliam na redução dos níveis de colesterol no sangue. “A mandioquinha é uma boa aliada da saúde. É considerada um “carboidrato do bem” por ser rica em fibras que fazem com que o carboidrato seja transformado em energia de forma gradativa”, finaliza Regina.

caldoverdePadraoArtigos

SopasPadraoArtigos

Alho

Começar a sopa dourando o alho no azeite é o que a maioria das pessoas fazem, assim a sopa/caldo fica ainda mais gostosa. Além de excelente tempero, o alho também previne doenças cardio e cerebrovasculares e também auxilia no controle da pressão arterial. “A raiz também é uma grande aliada no combate a gripe, já que é fonte de vitamina C, e possui propriedades antivirais e antibacterianas, comuns em gripes”, explica Vivian Talarico, nutricionista clínica da L&L Espaço Vida ao Corpo.

Couve

Nas noites com temperaturas mais baixas um caldo verde é sempre bem-vindo. A couve, que geralmente é usada nesse preparo, é considerada anti-inflamatória por conta do ômega 3, que é um ácido graxo que auxilia a regular processos inflamatórios. Outro componente presente na verdura, de acordo com Vivian, é a Vitamina A, um potente antioxidante, que aumenta a imunidade, e mantém os ossos, dentes e cabelos saudáveis.

Chuchu

Esse legume absorve todo o sabor do preparo e também possui baixas calorias. Além disso ele é uma excelente fonte de fibras que auxiliam no funcionamento intestinal. “A vitamina C presente no chuchu é um excelente antioxidante que atua contra os radicais livres ajudando a retardar o processo de envelhecimento. A vitamina também aumenta a imunidade, protege contra doenças cardiovasculares e fortalece os vasos sanguíneos”, esclarece a nutricionista funcional Regina Moraes Teixeira.

Cenoura

Presente em grande parte dos preparos, ela possui muitas vitaminas e minerais com efeito depurativo e tônico sobre o fígado, isso significa que seu consumo (pelo menos 3 vezes na semana) ajuda o fígado a eliminar o excesso de gordura, auxiliando na redução do colesterol. “A cenoura fortalece a retina dos nossos olhos, isso porque é rica em betacaroteno, que é convertido em vitamina A no organismo, vitamina essencial para a saúde ocular” explica Regina.

#FICAADICA

Aposto que só de ler os ingredientes (e também saber que eles são benéficos para a saúde) você já ficou com água na boca. Então que tal preparar uma receita deliciosa que temos aqui no site? Então clica nesse link e se delicie com um saboroso caldo verde (receita aqui.)

Consultoria: Regina Moraes Teixeira, nutricionista funcional; Vivian Talarico, nutricionista clínica da L&L Espaço Vida ao Corpo.

Apaixonada por corujas, balões, livros e chocolate. Formada em jornalismo, já atuou como redatora em revistas femininas na Editora Alto Astral. Queria estudar gastronomia, moda e design, mas por enquanto ocupa os dias como Analista de Mídias Sociais em um estúdio de tatuagem e assistindo séries no Netflix.