Torta de Chocolate com Laranja

A combinação entre a laranja e o chocolate é perfeita e o sabor desta torta irá te surpreender! ♥

Ingredientes

Massa

250g de bolacha maisena sem leite
3 colheres (de sopa) de cacau em pó ou alfarroba em pó
1/4 de xícara (de chá) de óleo vegetal (milho, girassol, coco)
Água para dar liga (cerca de 1/3 de xícara)

Creme de chocolate com laranja

250 g de chocolate meio amargo picado
2/3 de xícara de suco de laranja bahia ou pêra
1/2 xícara (de chá) de leite de coco industrializado
2 colheres (de sopa) de raspas de laranja bahia ou pêra

Doce de laranja

2 laranjas bahia ou pêra
1/2 xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
1/2 xícara (de chá) de suco de laranja bahia ou pêra
1/2 xícara (de chá) de água

  • Preço médio: R$20,00

  • Serve até 8 pessoas

  • Tempo de preparo: 40 minutos (preparo) + 6 horas (geladeira)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Massa

Pre-aqueca o forno a 210ºC. Em um processador ou liquidificador potente, triture a bolacha maisena até obter uma farinha fina. Coloque em uma vasilha, adicione o cacau em pó e misture.
Acrescente o óleo vegetal, misture e coloque água aos poucos, até obter uma massa modelável, o que vai dar cerca de 1/3 de xícara de água.
Coloque esta massa em uma assadeira com fundo removível (com até 27cm de diâmetro) untada e aperte bem, para ficar bem compacto, e modele as laterais.
Leve para assar por cerca de 15 minutos ou até as pontas das bordas ficarem levemente escuras e a massa firme e dura. Retire do forno e reserve.

Creme de Chocolate e Laranja

Em uma panela em fogo baixo, coloque o suco de uma laranja bahia, o que vai ser cerca de 2/3 de xícara, aqueça até ferver e desligue.
Derreta o chocolate meio amargo como preferir (banho maria ou microondas), adicione 1/2 xícara do suco de laranja fervido, o leite de coco e raspas de laranja a gosto (usei cerca de 1 colher de sopa). Misture bem e coloque sobre a base da torta. Cubra com plástico e leve à geladeira por cerca de 6h para firmar e gelar. Enquanto isso, prepare o doce de laranja.

Doce de Laranja

Em uma panela em fogo baixo, coloque as rodelas de duas laranjas sem sementes, com cerca de 1 cm de espessura, cubra com água e deixe cozinhar até ferver. Conte um minuto, desligue e escorra com cuidado. Repita o processo quantas vezes for necessário, 5 ou 6 vezes, colocando as rodelas e mais água, sempre com cuidado para não desmanchá-las. Cozinhe em fogo baixo sempre. Este processo ajuda a tirar o amargor da laranja para comer. Aprendi com meu amigo Antonio Nogueira.
Depois disso, comece o preparo do doce. Coloque em uma panela o açúcar, o suco laranja sem semente e a água. Misture e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. Adicione as rodelas e deixe cozinhar até obter uma calda, o que vai levar cerca de 15 minutos.
Decore a torta com as rodelas e com as raspas de laranja e está pronto!

Dicas

  • Existem chocolates do tipo meio amargo veganos. Eu geralmente uso da marca Harald Melken (o meio amargo, e o dark também é). Não gosto muito de citar marcas, pois infelizmente podem mudar, por isso friso a importância de sempre ler a lista de ingredientes do produto. Tem também o da Cacau Show, mas este é bem mais caro. O chocolate da Harald contém traços de leite, já que foi produzido por uma empresa que faz outros tipos de chocolate, portanto por ser processado no mesmo lugar e equipamentos, pode conter traços – não sendo recomendado para quem tem alergia/intolerância inclusive aos traços. Parece que a Callebaut e a Aro (do Makro) faz chocolates sem traços de leite, porém ainda não consegui comprar para experimentar, mas dizem que é muito bom. Com a nova legislação, está mais fácil identificar o leite e os traços de leite nas embalagens dos produtos.
  • Para o creme de chocolate, usei como base a receita da minha amiga Fran, do blog e canal Vai Comer o que? Alterei as quantidades pra acrescentar o suco de laranja. Para fazer sem a laranja, veja a versão dela aqui.
  • Algumas destas tortas com base de bolacha de sabor chocolate são feitas com bolachas de chocolate mesm. Eu optei usar a bolacha maisena porque sei que existem opções veganas deste tipo de produto e que é uma bolacha barata, fácil de encontrar e o resultado ficou bem legal com o cacau. Se você quiser fazer a torta com a massa clara, é só tirar o cacau.
  • Se você não quiser fazer a massa com bolacha, veja esta massa com farinha, esta com amêndoas e esta com castanhas.
  • Sobre o doce de laranja: fiz ele utilizando esta receita aqui como base, porém vi que muita gente reclamou que o doce ficou amargo. Aí fui trocar uma ideia com o meu amigo Antonio Nogueira, que me ensina bastante coisa e ele me deu a dica deste processo de ferver as rodelas em fogo baixinho pra ir eliminando o amargor. Aqui eu fervi umas 6 vezes a laranja bahia e achei que o doce ficou ótimo.
  • Pesquisei e vi que tem gente que deixa a laranja de molho por uns 3 dias e vai trocando a água diversas vezes durante o dia. Porém eu acho que no final acaba gastando mais água que o processo que o Antonio me passou, fora o tempo, que é bem mais longo desta forma.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.