Cheesecake Vegana com Massa de Amêndoas e Geleia de Morango

Esta cheesecake vegana é puro sucesso! A massa é deliciosa, o creme é delicioso, assim como a geleia! É uma receita um pouco cara, se comparada às outras que ensino aqui no blog, mas é uma ótima opção para servir em ocasiões especiais.

Ingredientes

Massa:

1 e 1/2 xícara (de chá) de amêndoas cruas
2 colheres (de sopa) de coco ralado seco e sem açúcar
2 colheres de óleo de coco
6 ameixas (ou tâmaras) sem caroço

Creme:

2 xícaras (de chá) de castanha de caju crua
1 xícara (de chá) de leite de coco (ou amêndoas, aveia, soja)
2 colheres (de sopa) de açúcar demerara ou cristal (pode adicionar mais, se preferir)
1 colher (de sopa) de suco de limão
1 colher (de chá) de essência baunilha
1 colher (de sopa) de ágar ágar em pó (use o branco)
1 xícara (de chá) de água

Geleia:

200g de morangos picados
1/2 xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
1 colher (de sopa) de suco de limão

Morangos e folhinhas de hortelã para decorar

  • Preço médio: R$30,00

  • Serve cerca de 8 pessoas

  • Tempo de preparo: 8h (molho) + 25 min (preparo) + 10 min (forno) + 1h (descanso) + 6 h (geladeira)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Coloque as castanhas de caju cruas de molho por pelo menos 8 horas.
Preaqueça o forno a 200ºC.
Em um processador, coloque as amêndoas cruas, o coco ralado, o óleo de coco e as ameixas. Bata tudo até obter uma mistura uniforme. Espalhe esta massa do processador em uma assadeira antiaderente, de fundo removível, com medidas entre 20cm e 26cm (para não ficar muito grossa ou fina), e untada com óleo. Modele pequenas bordinhas. Leve para assar por cerca de 10 minutos ou até as bordas estarem levemente douradas. Reserve.
Escorra e lave as castanhas de caju. Coloque as castanhas hidratadas em um liquidificador, juntamente com o leite de coco, com o açúcar, com o suco de limão e com a essência de baunilha. Bata até obter um creme uniforme. Reserve.
Em uma panela em fogo médio, ferva 1 xícara de água, coloque o ágar ágar em pó e misture por 1 minuto. Desligue. Adicione o creme de castanha do liquidificador e misture até ficar homogêneo.
Coloque este creme sobre a massa assada e espere esfriar por pelo menos uma hora e meia antes de por na geladeira.
Coloque os morangos, o limão e açúcar em uma panela antiaderente, e cozinhe em fogo médio até os morangos ficarem bem derretidos. Mexa sempre.
Espalhe esta geleia sobre a torta, cubra com plástico PVC e leve à geladeira por pelo menos 6 horas. Se preferir, coloque a geleia apenas quando for servir.
Decore com morangos e folhinhas de hortelã. Sirva gelado. Está pronto!

Dicas

  • Para uma receita mais econômica, faça aquela base que leva bolacha na composição, como esta aqui.
  • Outra dica para economizar: compre castanhas, frutas secas, grãos em armazéns que vendem estes produtos à granel (estas casas de grãos). Aqui na minha cidade, o preço destes mesmos produtos vendidos no supermercado chegam a ser quase o dobro.
  • O ágar-ágar (saiba mais sobre ele neste post aqui feito pela nossa colunista Thaís Farias) é geralmente vendido em lojas de produtos orientais ou naturais. Existem dois tipos mais vendidos: o pó branquinho e o pó mais escuro, num tom mais bege. Recomendo o uso do branco, pois não tem cheiro e nem sabor forte como o outro e é mais indicado para preparações delicadas como esta. A marca do ágar-ágar que compro é Kanten.
  • Você pode cobrir esta torta com outras geleias, como a de damasco, de frutas vermelhas, de banana, de laranja… pode também derreter goiabada e colocar por cima.
  • Se não quiser deixar esta torta por 6h na geladeira, coloque no freezer por 2h.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.