Berinjela à Parmegiana Vegana

Alguns leitores me pediram para fazer uma parmegiana vegana, e como os meus testes coincidiram com a minha ida até Porto Alegre, para um Congresso de Design, acabei gravando a receita com a Isa, do Gastronomismo! A Isa fez um delicioso molho de tomate confit, super saboroso e com um cheiro maravilhoso para acompanhar a berinjela. Achei que as duas receitas combinaram bastante, porque a berinjela, que fica mais sequinha, pede um molhinho (:

Ingredientes

2 berinjelas grandes em fatias com cerca de 1cm
1 xícara (de chá) de farinha de trigo
1 xícara (de chá) de água
1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
Cerca de 1 de xícara (de chá) de farinha de rosca
Sal a gosto (usei mais ou menos meia colher de chá)

  • Preço médio: R$4,50 (berinjelas, sem o molho)

  • Serve cerca de 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 40 minutos

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, prepare o molho que vai acompanhar a parmegiana, fica a sugestão do delicioso molho de tomate confit da Isa (vídeo).
Corte as berinjelas no sentido do comprimento e coloque as fatias em uma vasilha com cerca de 1 litro de água com uma colher de sopa de vinagre, para tirar o amargo. Deixe de molho por 15 minutos. Escorra, passe papel toalha para tirar o excesso de água, em seguida tempere com um pouquinho de sal e reserve.
Coloque a farinha de rosca em um prato raso e espalhe.
Em uma vasilha, faça a misturinha de farinha de trigo, água, sal a gosto e bicarbonato, misture bem e coloque em um prato raso. Passe as berinjelas nesta mistura e em seguida passe-as na farinha de rosca para empanar.
Esquente uma frigideira anti-aderente em fogo médio, coloque cerca de duas colheres de sopa de óleo, espalhe e coloque algumas fatias de berinjela, tomando cuidado para não se sobreporem. Frite até ficarem douradinhas, e coloque sobre papel toalha para secarem. Repita o processo com o restante das berinjelas.
A farinha de rosca costuma queimar quanto sai da berinjela, você pode passar um papel toalha para limpar a frigideira, e colocar óleo novamente para fritar o restante.
Sirva com o molho e está pronto!

Dicas

  • Para sua receita ser vegana, use uma farinha de rosca que você saiba a procedência, ou faça em sua casa com pão seco triturado.
  • Você pode fazer a sua parmegiana com tofu firme ou seitan; neste caso não precisa deixar no vinagre, pois ele é usado para tirar o amargor característico da berinjela.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.