Caldinho de Feijão

Esta é uma receitinha bem simples! Caso quiser, você pode adicionar arroz ou macarrão (já cozidos, e depois que o caldinho foi batido) para incrementar seu caldinho! Fica bom também colocar couve picadinha. (:
Eu costumo comer o caldinho de feijão como ensinei aqui, apenas com os croutons em cima!
*Receita atualizada em 04/07/2015*

Ingredientes

1 xícara (de chá) de feijão carioca cru (pode usar também o preto ou o branco)
2 folhas de louro (opcional)
4 dentes de alho picados
1 cebola média picada
¹/2 xícara (de chá) de pimentão amarelo picado
1 xícara (de chá) de batata inglesa cortada em cubinhos (pode usar a asterix, doce ou inhame)
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
Sal a gosto

  • Preço médio: R$2,50

  • Serve em média 2 pessoas

  • Tempo de preparo: 8 horas (molho feijão) + 40 minutos (preparo)

  • O caldinho não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Coloque o feijão cru em uma vasilha, adicione 3 xícaras de água e deixe de molho por 8 horas. Em seguida, lave, escorra e coloque em uma panela de pressão juntamente com as folhas de louro. Cubra com dois dedos acima de água e deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos depois que pegar pressão e desligue. Se estiver cru deixe cozinhar por mais tempo.
Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Adicione o pimentão e a batata e refogue por alguns minutos. Adicione o feijão cozido, juntamente com o caldo, e deixe cozinhando em fogo médio até as batatas estarem macias. Desligue, espere ao menos 10 minutos para bater, para não espirrar caldo quente, e em seguida transfira tudo para um liquidificador. Bata até obter um creme uniforme.
Volte para a panela para esquentar, adicione o cheiro verde picado, deixe ferver novamente e desligue. Sirva com fatias de pão ou croutons!

Faço meus croutons assim:
Corto o pão de forma em cubinhos, tempero eles com um pouquinho de vinagre, azeite, sal e orégano. Aqueço uma frigideira antiaderente em fogo médio e coloco os cubinhos de pão, e fico mexendo até eles ficarem douradinhos! (:
Está pronto!

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.