Churrasco Vegano

Arroz, salada e vinagrete em churrasco de vegetariano/vegano é coisa do passado! Existem muitas possibilidades para um delicioso churrasco sem carne. Você pode usar o que quiser: proteína de soja, legumes, cogumelos…É só temperar do jeito que preferir e por para assar, não tem segredo!
A primeira vez que fiz esta receita foi por intuição, fiz para a parte vegetariana da minha turma de faculdade e foi aprovado aprovado por todos, inclusive por quem come carne. E desde então, repito quando reunimos os amigos, pois é bem fácil de fazer (basta picar tudo, temperar e por no espetinho), é barato (já que vai apenas legumes e proteína de soja) e esta receita rende bastante, principalmente quando tem acompanhamentos. Para a versão sem glúten: existe shoyu sem glúten também, ou use sal no lugar. Bom, vamos à receita?
* Receita atualizada em 24/07/2015*

Ingredientes

Para o churrasco de proteína de soja:
4 xícaras (de chá) de proteína texturizada de soja grossa
1/2 xícara (de chá) de azeite de oliva
1/2 xícara (de chá) de shoyu
1/4 de xícara (de chá) de suco de limão (ou vinagre de maçã)
2 colheres (de sopa) de orégano desidratado
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)
4 dentes de alho bem picados

Para o churrasco de legumes:
2 berinjelas médias cortadas em cubinhos
2 cebolas médias cortadas em quadradinhos
2 pimentões cortados em quadradinhos (uso o amarelo e o vermelho que são mais suaves)
2 cenoura médias cortadas em rodelas (cerca de 0,5 cm de espessura)
4 tomates médios sem sementes cortados em quadradinhos
1 couve flor média ( separada em “bouquets”)
2 abobrinhas médias cortadas em cubinhos (usei do tipo brasileira, mas dá pra fazer com a italiana também)
1/2 xícara (de chá) de azeite
1/2 xícara (de chá) de shoyu
1/4 de xícara (de chá) de suco de limão (ou vinagre de maçã)
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
4 dentes de alho bem picados

  • Preço médio: R$ 24,00

  • Serve até 10 pessoas

  • Tempo de preparo: 40 min (preparo) + 2 h (descanso) + 20 min (churrasqueira)

  • Não contém glúten (usar shoyu sem glúten)

  • Vegan

Modo de preparo

Para a Proteína de Soja:
Coloque a proteína de soja em uma vasilha, cubra com um dedo de água quente e deixe de molho até ficar macia, o que vai levar cerca de 15 minutos. Escorre, lave bem, e em seguida esprema bem. Coloque a proteína de soja espremida em uma vasilha, e adicione o azeite, o shoyu, o suco de limão, o orégano, o cheiro verde picado e os dentes de alho picados. Misture bem, cubra com plástico e deixe marinando na geladeira por pelo menos duas horas.

Para os Legumes:
Pique os legumes no mesmo tamanho, para terem o cozimento uniforme. Eu geralmente corto tudo com mais ou menos 2,5cm x 2,5cm. Recomendo que as cenouras e a couve-flor estejam levemente cozidas, para ficarem mais fáceis de colocar no palito. Eu fervo água e quando estiver borbulhando, adiciono e deixo cozinhar por cerca de 3 minutos.
Em uma vasilha grande, coloque 1 litro e meio de água, adicione 2 colheres de sopa de vinagre e misture. Coloque os cubinhos de berinjela e deixe de molho por 15 minutos, para tirar o amargor. Escorra e devolva à vasilha. Acrescente a cebola, o pimentão, a cenoura pré-cozida, o tomate, a couve-flor pré-cozida e as abobrinhas. Adicione o azeite, o shoyu, os dentes de alho picados, o suco de limão, o cheiro verde picado e o alecrim. Misture bem e também envolva a vasilha com plástico e deixe marinando na geladeira por pelo menos duas horas.

Monte os espetinhos alternando os ingredientes e asse na churrasqueira por cerca de 20 minutos, virando de vez em quando.
Caso não tiver churrasqueira, você pode fazer no grill ou forno. Para fazer no forno: coloque os espetinhos um do lado do outro, sem sobrepor, em uma assadeira grande, cubra com papel alumínio e asse em forno médio pré-aquecido por cerca de 40 minutos. Quando faltar uns 15 minutos, você tira o papel alumínio para ficarem mais douradinhos.

Dicas

  • Eu geralmente sirvo o churrasco vegano com maionese de alho (veja a receita aqui), arroz, pão, salada, farofa de proteína de soja (veja a receita aqui), mandioca cozida e vinagrete.
  • Se você conseguir deixar os ingredientes marinando de um dia para o outro (cerca de 12 horas), ficará mais gostoso ainda.
  • Se preferir, pode fazer sem a proteína de soja, ou usar tofu firme ou seitan (carne de glúten, veja aqui) no lugar.
  • No lugar do tomate, você pode usar tomatinhos cereja.
  • Recomendo o uso de uma proteína de soja bem grande, para ficar mais fácil de por no espetinho.
  • Sempre sobra um pouquinho do caldo de azeite com shoyu, que é bem temperadinho. Você pode usar ele para servir junto do seu churrasco e também para temperar saladas.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.