Creme de Mandioquinha, Batata e Tomate

Esta sopinha fica super cremosa e a combinação dos ingredientes é muito saborosa! Ela ainda leva ingredientes fáceis de serem encontrados, que geralmente todo mundo tem em casa, e baratinhos (:

Ingredientes

1 xícara (de chá) de mandioquinha picada – batata baroa (cerca de 180g ou 2 unidades pequenas)
1 xícara (de chá) de batata picada (cerca de 180g ou uma batata de tamanho médio)
1 xícara (de chá) de tomate picado (cerca de 180g ou um tomate de tamanho médio)
1 e 1/2 xícara (de chá) de água quente
1/2 cebola média picada
2 dentes de alho de tamanho médio picados
1/2 xícara (de chá) de salsinha picada (opcional)
Sal a gosto
Azeite a gosto

  • Preço médio: R$4,50

  • Serve até 2 pessoas

  • Tempo de preparo: cerca de 30 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, lave e pique os ingredientes. Em uma panela, coloque um fio de óleo, o alho, a cebola e refogue em fogo médio até dourar. Acrescente a mandioquinha e a batata, tempere com um pouquinho de sal e refogue por alguns minutos. Adicione o tomate e refogue até ele dar uma leve derretida, e coloque a água quente.
Assim que todos os ingredientes estiverem macios, corrija o sal (se for necessário) e espere 10 minutos antes de bater. Se bater quente, pode espirrar caldo quente devido ao vapor. Bata até obter um creme uniforme, e se sentir necessidade esquente para servir.
Se gostar, salpique salsinha picada e regue com azeite por cima. Está pronto!

Dicas

  • No lugar da batata inglesa, você pode usar batata doce ou asterix. Também já usei um pouco de inhame quando faltava um pouquinho de batata para completar a quantidade e ficou muito bom! Este creme não tem erro mesmo (:
  • Aqui em casa comemos em dois, com pão, mas você pode duplicar, triplicar… e o que sobrar pode congelar. (Veja como congelar aqui)
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.