Dicas de Receitas Veganas para Congelar

Sempre recebo dúvidas sobre quais receitas do blog que podem ser congeladas, pra ficar mais prático para o dia a dia, então resolvi fazer este post/vídeo para explicar o que congelo e como eu costumo fazer aqui em casa. Para ver as receitas em texto, clique sobre o nome delas.

Hambúrgueres veganos
Quibe frito, Falafel e Nuggets Vegano
Sopas, Caldos, Cremes, Karê vegano (…)
Esfirra, Salgado de Hambúrguer (…)
Panquecas Veganas
Quibes Assados

Dicas gerais

  • Sempre espere tudo esfriar completamente antes de congelar;
  • Separe as quantidades a serem congeladas conforme o consumo na sua casa (separe em porções para 2, 3, 4 pessoas, etc). Não é recomendado que você descongele e recongele novamente alimentos.
  • Se possível, coloque etiquetinhas para você saber quando você fez cada a coisa e congelou, para você ter um prazo de validade estipulado.
  • Como eu não entendo muito de validade de alimentos, eu deixo tudo congelado por um mês, no máximo dois.
  • Se você comprar em muita quantidade, congele o cheiro verde (salsinha e cebolinha), para você ter sempre a mão e não estragar na geladeira. Lave muito bem, pique e escorra excesso de água. Coloque em potinhos fechados ou saquinhos e leve para congelar. Para usar: retire porções com a colher, “cavucando” o que vai ser usado.
  • Se gostar, congele grão-de-bico e lentilha cozidos, são ingredientes super versáteis, que você pode fazer refogados, sopas, hambúrgueres, patês. Cozinhe, espere esfriar e congele porções em potinhos pequenos.
  • Eu sempre congelo feijão, pois gosto de comer ele “fresquinho” sempre.
  • Veja mais dicas e técnicas de congelamento aqui neste post do Receitas de Minuto (Clique aqui)!

Como congelar:

Eu faço a receita, modelo eles e coloco em uma assadeira, com um espaço entre eles (para não grudar). Em seguida levo ao freezer até ficarem bem durinhos, o que vai levar cerca de duas horas. Removo com cuidado e guardo em potinhos ou saquinhos bem fechados.

Como preparar:

Retiro as porções que irei consumir e frito em uma frigideira antiaderente com um fiozinho de óleo. Frito em fogo médio para não queimar em volta enquanto o meio estiver cru e congelado.

Para fazer assado:

Pré-aqueça o forno a 240ºC por uns 15 minutos, coloque os hambúrgueres em uma assadeira untada com um fio de óleo ou antiaderente, regue com um fiozinho de óleo ou azeite e asse por uns 25 minutos ou até assarem por completo. (Se lembrar, vire na metade do tempo para assar uniformemente).

Como congelar:

O processo é bem parecido com o dos hambúrgueres. Prepare a receita, modele, coloque em uma assadeira com um espaço entre eles e leve ao freezer até ficarem bem duros. Como são mais altos e mais gordinhos que os hambúrgueres, podem demorar mais (cerca de 3 ou 4 horas). Remova com cuidado e coloque em potinhos ou saquinhos bem fechados.

Como preparar:

A receita do nuggets é normalmente assada, apenas siga o modo de preparo.
O falafel e o quibe também podem ser assados, mas ficam mais gostosos fritos. Frite eles em imersão, em óleo quente, mas em fogo médio para não queimar em volta enquanto o meio estiver cru e congelado. Antes de servir, espere uns 10 minutinhos, para o calor de fora aquecer o miolo, que talvez esteja gelado.

Para fazer assado:

Se quiser fazer assado, pré-aqueça o forno a 240ºC por uns 15 minutos, coloque em uma assadeira antiaderente ou untada com um fio de óleo e asse até ficarem douradinhos, o que vai levar cerca de 40 minutos (vire na metade do tempo para assarem uniformemente).
Eles assados ficam mais sequinhos, aí recomendo servir com molhos ou maioneses. Receita aqui.

Como congelar:

Eles precisam estar assados ou pré-assados para o fermento agir e deixar eles fofinhos e macios. Para congelar eles assados: siga a receita certinha, do começo ao fim, e retire do forno quando estiverem assados e corados. Espere esfriar completamente para guardar em potinhos ou saquinhos fechados e leve para congelar.
Para congelar eles pré-assados: retire do forno uns 10 ou 15 minutos antes do tempo indicado, quando ainda estiverem branquinhos. Espere esfriar e congele em potinhos ou saquinhos fechados.

Como preparar:

Eu geralmente esquento o assado no microondas, pois se eu deixar ele mais tempo no forno pode ficar ressecado ou queimar.
O pré-assado você pode assar no forno pré-aquecido por uns 10 ou 15 minutos, até ficarem coradinhos.

Como congelar:

Siga a receita completa, enrole as panquecas e coloque em uma embalagem de papel alumínio (tipo aquelas de marmita), cubra com o molho, feche e leve para congelar.

Como preparar:

Asse em forno médio pré-aquecido por uns 25 minutos, ou até estarem quentinhas.

Como congelar:

Você pode congelar cru e pré-assado. Para fazer cru: Prepare a receita, coloque em uma embalagem de papel alumínio (tipo aquelas de marmita), feche e leve para congelar.
Para congelar pré-assado, recomendo fazer como foi ensinado ali nos salgados. Se você assar o quibe por completo, depois congelar e assar novamente, ele pode ficar ressecado ou queimar. Aí sugiro esquentar no microondas ou assar o quibe um pouco menos do indicado (cerca de 10, 15 minutos), esperar esfriar e congelar.

Como preparar:

Asse o quibe cru até o tempo indicado na receita ou ficar completamente assado, e asse o quibe pré-assado no forno médio pré-aquecido (pré-aqueça por uns 15 minutos) por uns 10 ou 15 minutos, ou até ficar coradinho.

Como congelar:

Prepare a receita e espere esfriar bem. Coloque em potinhos fechados e leve para congelar.

Como preparar:

Tire do congelador e deixe na geladeira até descongelar (eu coloco um pratinho embaixo para não escorrer água), o que vai levar cerca de 4 ou 5 horas. Em seguida esquento na panela ou no microondas. Se seu microondas tiver função de descongelar, você pode descongelar sua receita lá e depois esquentar.

Como congelar:

É só você fazer a receita normalmente, como se fosse assar, mas ao invés de levar ao forno, leve ao freezer até ficarem duros. Coloque os cookies modelados já no formato sobre uma assadeira levemente untada e leve para congelar. Quando estiverem duros, remova cuidadosamente e guarde em um pote fechado.

Como preparar:

Pré aqueça o forno na temperatura indicada na receita. Tire os cookies do congelador e coloque sobre uma assadeira antiaderente levemente untada com óleo. Depois asse no tempo indicado ou uns minutos a mais.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.