Paella Vegana

Os parceiros da Tastemade Brasil fizeram um sorteio e cada canal recebeu um país para fazer um prato típico. Nós recebemos a Espanha, então resolvi fazer uma paella vegana!
Veja mais receitas de países da Copa aqui!
Existem várias versões, mas pelo que pesquisei, na maioria vai frango e frutos do mar. Para substituir estes ingredientes marinhos, acabei usando a alga nori e o “peixe” vegano para finalizar. O “peixe” vegano eu ensino aqui!

Ingredientes

3 dentes de alho picados
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
1/2 xícara (de chá) de cenoura picada em rodelas ou pedaços
1 xícara (de chá) de grão-de-bico cozido
1 xícara (de chá) de couve-flor picada
1/2 xícara (de chá) de abobrinha brasileira picada
1/2 xícara (de chá) de cogumelo champignon fatiado
1/2 xícara (de chá) de pimentão verde picado
1/2 xícara (de chá) de pimentão amarelo picado
1/2 xícara (de chá) de tomate picado sem pele e sementes (Veja como tirar a pele aqui)
1 colher (de chá) de açafrão em pó
1 xícara (de chá) de arroz do tipo agulhinha
2 e 1/2 xícaras (de chá) de água
2 folhas de alga nori picadas grosseiramente
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
Sal a Gosto
Pimenta do reino a gosto
Azeite a gosto

Para decorar:

1 pimentão amarelo cortado em fatias
1 receita de “peixe” vegano, ensinada aqui
1 xícara (de chá) de ervilhas frescas descongeladas

  • Preço médio: R$ 9,50

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: cerca de 25 minutos (paella)

  • Não contém glúten (A paella não contém glúten, o peixe vegano sim)

  • Vegan

Modo de preparo

Lave e pique todos os ingredientes conforme a descrição. Caso for decorar com “peixe” vegano, prepare-o com 4 horas de antecedência para poder marinar no molho.
Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue os 3 dentes de alho picados até darem uma leve douradinha, em seguida acrescente a cebola picada e refogue mais um pouco. Adicione a cenoura picada, o grão-de-bico cozido e refogue por cerca de 2 minutos. Acrescente a couve-flor picada, a abobrinha picada e o champignon e refogue mais um pouco. Acrescente o pimentão verde, o pimentão amarelo, tempere com sal a gosto e misture. Adicione o tomate, o açafrão em pó e misture novamente. Acrescente o arroz, a água, misture rapidamente e deixe cozinhando em fogo baixo até a água secar.
Quando a água estiver quase seca, experimente o sal e caso necessário acrescente mais. Tempere com pimenta do reino a gosto, adicione 2 folhas de alga nori picadas, o cheiro verde picado, regue com azeite e desligue o fogo. Se deixar sua paella com um pouquinho de água, ainda úmida, ela fica ainda mais gostosa!
Decore como preferir, eu usei o “peixe” vegano, pimentões amarelos fatiados, que preparei enquanto o arroz cozinhava (empanei os “peixes” e fritei, e refoguei os pimentões), e ervilhas frescas. Regue com azeite para servir. Está pronto!

Dicas

  • As paellas são tradicionalmente feitas na paellera, mas como eu não tinha uma, acabei fazendo em uma frigideira grande que eu tinha em casa.
  • Pra esta versão vegana, eu usei os ingredientes que tinha aqui em casa, então você pode também fazer com o que tiver em sua geladeira. Só se atente ao fato de usar os ingredientes mais duros primeiro, para eles irem cozinhando ao longo do preparo de sua paella. Por exemplo, se você quiser usar batatas, coloque-as junto da cenoura, e se quiser usar brócolis (que são mais molinhos) use junto dos pimentões.
  • Caso quiser usar um caldo de legumes no lugar da água, pode usar! Sua paella vai ficar ainda mais saborosa (:
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.