Quibe Assado de Abóbora Cabotiá

Este quibe de abóbora é muito saboroso e fácil de preparar! Nesta receita eu usei a abóbora japonesa, conhecida como cabotiá, cabotiã…Mas acho que com a caipira também dá certo, porque quando ela está cozida fica com a mesma textura da japonesa!
Você pode adicionar curry ou gengibre (cerca de 1 colher de chá) para deixar seu quibe ainda mais gostoso!
Veja outras receitas de quibes veganos aqui e uma versão sem glúten aqui.

Ingredientes

3 e 1/2 xícaras (de chá) de cabotiá picada em pedacinhos
1 xícara (de chá) de trigo para quibe
1 e 1/2 xícara (de chá) de água quente
3 dentes de alho grandes picados
3 colheres (de sopa) de óleo vegetal
1/2 cebola grande picada
1/4 de xícara (de chá) de azeite
1 xícara (de chá) de cheiro verde picado
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto

  • Preço médio: R$ 6,50

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 30 minutos (preparo) + 30 minutos (forno)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Coloque o trigo para quibe em uma vasilha e jogue sobre ele a água quente, deixe descansando até hidratar, o que vai levar cerca de 15 minutos. Vai estar pronto quando toda a água secar. Quando você usa os ingredientes nesta proporção não precisa escorrer.
Pré-aqueça o forno a 210ºC.
Refogue a abóbora como preferir, você pode deixar ela com casca (desde que lave bem e ela seja, de preferência, orgânica) ou sem. Eu costumo refogar do jeito abaixo:
Em uma panela antiaderente, refogue no óleo vegetal, o alho e a cebola picados até darem uma leve douradinha, coloque a abóbora picada em pedaços pequenos (cerca de 1cm de grossura e 3cmx3cm) e tempere com sal a gosto. Tampe e deixe cozinhando, mexendo de vez em quando para não queimar. Se sua panela grudar, coloque um pouco de água (não coloque muito porque pode atrapalhar na liga do quibe).
Espete o garfo de vez em quando para ver se os pedaços estão macios (quanto mais macios melhor, se quiser dê uma amassadinha com o garfo). Quando estiverem no ponto, tempere com pimenta do reino a gosto, adicione o azeite, o cheiro verde picado e desligue.
Nesta altura, o trigo já vai estar hidratado. Adicione-o à mistura da abóbora e misture bem, até virar uma massa uniforme. Tempere com mais sal caso julgar necessário.
Coloque a mistura em uma assadeira de tamanho médio (a minha tinha cerca de 25cmx20cm), e asse no forno já pré-aquecido por 30 minutos ou até dourar levemente. Espere esfriar por 10 minutos antes de servir, e se quiser, regue com azeite. Está pronto!

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.