Quibe Assado de Berinjela

Amo berinjela e amo quibe (já disse em outras oportunidades que é um dos meus pratos preferidos), e desde que experimentei uma versão ensinada no blog Pimenta do Reino, fiquei a-pai-xo-na-da! Com o tempo fui adicionando temperinhos por minha conta e ficou assim, deste jeito que estou compartilhando aqui com vocês. Assim como eu, você pode adicionar temperos que preferir, como orégano, cominho ou outro de sua preferência!
Já fiz o quibe de berinjela com ela refogada no alho e na cebola, e é até mais fácil, mas ela assada assim deixa realmente um gostinho defumado super bom, então vale a pena testar esta versão!
Aqui em casa eu sirvo este quibe só com uma salada, e eu e o Marco comemos muito bem!

Ingredientes

1 berinjela grande (a minha tinha cerca de 500g)
3 dentes de alho grandes
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
1 colher (de sopa) de tahine (opcional)
Suco de 1 limão tahiti
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
1 colher (de sopa) de hortelã desidratada
1 xícara (de chá) de trigo para quibe
1 e 1/2 xícara (de chá) de água fervente
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

  • Preço médio: R$5,00

  • Serve até 2 pessoas

  • Tempo de preparo: 45 minutos (preparo) + 40 minutos (forno)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 210ºC. Corte uma berinjela grande ao meio, no sentido do comprimento e faça cortes cruzados sobre sua superfície, formando losangos. Deixe estas metades da berinjela de molho em um litro de água com 1 colher de sopa de vinagre por 15 minutos.
Coloque estas metades da berinjela em uma assadeira forrada com papel manteiga, juntamente com 3 dentes de alho grandes, regue com cerca de 2 colheres de sopa de azeite, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e leve para assar por 30 minutos ou até a polpa estiver macia.
Coloque o trigo para quibe em uma vasilha, adicione a água fervente, misture e deixe hidratando até a água secar totalmente, o que vai levar cerca de 15 minutos.
Retire a assadeira do forno e espere esfriar um pouco. Raspe toda a polpa da casca com o auxílio de uma colher e coloque em uma vasilha. Adicione os alhos assados picados, a cebola picada, o tahine, o limão, o cheiro verde, a hortelã e misture. Adicione o trigo hidratado e misture novamente. Tempere com mais sal, misture e coloque esta mistura em uma travessa.
Leve para assar a 240ºC por 40 minutos ou até o quibe ficar levemente corado. Regue com azeite para servir e está pronto!

Dicas

  • Uso xícaras e colheres medidoras nas receitas, para as medidas ficarem mais precisas! A xícara tem 240ml, enquanto uma colher de sopa tem 15ml!
  • Caso não encontrar uma berinjela grande, use duas pequenas ou duas médias. A quantidade de berinjela a mais não atrapalhará na liga, pelo contrário, será até melhor (e ainda vai dar um gostinho a mais no seu prato)!
  • Você não precisa deixar de molho como eu fiz, eu faço para tirar aquele gosto amargo forte que a berinjela tem.
  • Se preferir, deixe o trigo para quibe de molho na água em temperatura ambiente por 2 horas, o trigo vai ficar até melhor. Só lembre de escorrer e apertar bem para tirar toda a água, para não deixar seu quibe “encharcado”, e caso ficar, adicione farinha de trigo branca ou integral para ajudar na liga.
  • Veja outras receitas de quibes veganos aqui e uma versão sem glúten aqui.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.