Estes tomates recheados são super fáceis de fazer, ficam lindos e são deliciosos! Para esta receita o ideal são os tomates mais vermelhinhos e grandes. Caso sobrar recheio, você pode usar em recheios, comer junto com arroz, fazer uma farofa… E para não jogar fora a polpa retirada dos tomates, você pode fazer um delicioso molho para uma futura receita.
Você pode temperar a gosto, pode colocar curry no lugar da páprica, orégano no lugar do manjericão..
Se preferir, pode substituir a proteína de soja por arroz cozido, ou aumentar a quantidade de lentilha, e fazer um tomate recheado apenas com lentilha.
Dica: Se for fazer para a ceia de Ano Novo, como o dia costuma ser corrido, você pode deixar o recheio pronto na geladeira (preparado no dia anterior) e assar os tomates meia hora antes de servir.
* Atualização: Descobri recentemente a importância de deixar a lentilha de molho antes de cozinhar, devido ao ácido fítico. Se possível, deixe ela por umas 8 horas de molho antes de refogar. Como ela já vai estar mais macia, cozinhará em menos tempo, então adicione metade da quantidade de água indicada, e caso necessário coloque mais.

Ingredientes:

2 dentes de alho grandes picados
1/2 cebola média picada
1 xícara (de chá) de lentilha
1 e 1/2 xícara (de chá) de proteína de soja texturizada
Suco de 1 limão Taiti
5 azeitonas picadas
6 folhas de manjericão picadas
1 xícara (de chá) de cheiro verde picado
6 tomates caqui de tamanho grande
Páprica picante a gosto (eu usei cerca de 1 colher de chá)
Azeite a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo:

Primeiramente separe as lentilhas que estiverem ruins do restante, e em seguida lave-as em uma peneira. Pique os ingredientes e hidrate a proteína de soja até ficar macia, em seguida escorra a água e reserve.
(Veja a observação sobre a lentilha lá em cima, logo acima do vídeo)
Refogue o alho em um fio de azeite, depois acrescente a cebola e deixe dourar; em seguida adicione a lentilha e tempere com sal. Refogue em fogo baixo e acrescente 3 xícaras (de chá) de água e tampe a panela. Deixe a mistura fervendo até a água estiver quase seca, isso levará em média 15 minutos, e junte a proteína de soja com as lentilhas. Mexa bem, coloque mais um fio de azeite, acrescente o limão, as azeitonas e tempere com mais sal caso julgue necessário. Tampe a panela novamente e deixe refogando por mais 5 minutos. (Fique de olho para a mistura não queimar.) Em seguida adicione a páprica, o manjericão e o cheiro verde, mexa bem e desligue o fogo. Reserve.
Corte a tampa superior do tomate (aquela onde ficam as folhinhas) e com o auxílio de uma colher de chá, retire a polpa e sementes, deixando o tomate oco; é bem fácil. Tempere cada tomate com um pouquinho de sal e azeite, esfregando as laterais por dentro com o auxílio do dedo.
Distribua o recheio entre os tomates.
Unte uma assadeira com um pouco de azeite e disponha os tomates.
Asse em forno médio pré-aquecido por 20 minutos ou até o tomate ficar murchinho.Sirva quente.
Espero que gostem da receita, e bom apetite! (:

  • Preço médio: R$ 6,00
  • Rendimento médio: serve até 6 pessoas
  • Não contém glúten
  • Vegan
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.