Yakisoba

Este yakisoba é muito saboroso, pois é feito de uma maneira especial. O caldo é preparado com cogumelos e o macarrão é frito, o que é um diferencial no preparo.

Ingredientes

1 xícara (de chá) de cebola cortada em fatias finas
1 xícara (de chá) de cenoura cortada em rodelas finas
1 xícara (de chá) de pimentão cortado em tiras
2 xícaras (de chá) de brócolis separado em pequenos floretes
2 xícaras (de chá) de shimeji (usei o branco) separado em ramos
2 xícaras (de chá) de repolho verde cortado em tiras
1/2 xícara (de chá) de cebolinha picada
Óleo vegetal
Sal a gosto
300 gramas de macarrão para Yakisoba
1 colher (de sopa) de margarina vegetal, óleo ou azeite, ou óleo de gergelim torrado

Molho:

2 xícaras (de chá) de água
1 xícara (de chá) de cogumelo shiitake (usei o desidratado, hidratei na quantidade de água acima e reaproveitei para o caldo)
1/4 xícara (de chá) de shoyu
1 colher (de chá) de açúcar cristal
1 colher (de chá) de gengibre ralado
1/2 xícara (de chá) de água
2 colheres (de sopa) de amido de milho
5 colheres (de sopa) de óleo de gergelim torrado

  • Preço médio: R$22,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: cerca de 40 minutos

  • Contém glúten (Macarrão)

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, pique todos os ingredientes: a cebola em fatias finas, o pimentão em tiras, a cenoura em rodelas finas, o brócolis em floretes, o repolho em tiras, o shiitake em tiras, e separe o shimeji em pequenos “buquês”. Prepare o macarrão conforme as orientações da embalagem.

Em seguida, prepare o caldo. Ferva as 2 xícaras de água, usei a que hidratei o shiitake, o shiitake, o shoyu, o açúcar e o gengibre. Misture a meia xícara de água com o amido de milho, acrescente na mistura fervida e misture até ficar grosso. Se sentir necessidade, acrescente mais 1 colher de sopa de amido de milho, dissolvida em água para não empelotar. Desligue, acrescente o óleo de gergelim torrado e misture. Reserve.

Frite o macarrão. Em uma panela ou frigideira grande, coloque 1 colher de sopa de margarina vegetal, ou 1 colher de sopa de óleo de gergelim, espere esquentar e jogue o macarrão já cozido. Deixe ele “fritando” até ficar coradinho dos dois lados. Coloque este macarrão em uma travessa e reserve.

Em uma frigideira grande (eu aproveitei a mesma frigideira que preparei o macarrão) coloque um fio óleo vegetal (usei o de milho), e acrescente a cebola, refogando até dar uma leve douradinha. Adicione a cenoura, refogue por cerca de 2 minutos e acrescente o brócolis, o pimentão e o shimeji. Refogue até o brócolis ficar macio. Adicione o repolho e tempere com sal a gosto (lembrando que o molho já é salgado). Adicione a cebolinha picada, desligue e jogue sobre o macarrão.

Se necessário, esquente o molho, e jogue-o por cima do macarrão e legumes. Está pronto!

Dicas

  • Os cogumelos são um diferencial no molho, por isso sugiro que use eles no preparo. Usei shiitake desidratado, pois acho com mais facilidade aqui em Bauru. Mas pode usar o fresco sem problemas.
  • Usei o shimeji branco, mas ele pode ser substituído pelo preto, ou até por outro cogumelo, como o Paris, Hiratake, Champignon.
  • Fritar o macarrão é outro diferencial, vai por mim (:
  • Na época deste vídeo, eu não encontrava macarrão próprio para Yakisoba sem ovos, talvez exista, por isso é sempre bom ler a lista de ingredientes. Uma sugestão é utilizar macarrão de sêmola, macarrão de udon ou bifum para uma versão sem ovos.
  • Veja outras receitas orientais veganas aqui.