Crumble Vegano, Sem Glúten e Sem Açúcar
Como hoje é minha “estréia” por aqui, nada mais justo que postar minha receita favorita, né? 🙂 Acredite, é possível fazer um delicioso crumble vegano e ainda sem glúten e sem açúcar!
Ingredientes
Recheio:
6 maçãs médias cortadas em fatias bem fininhas
2 ameixas também em finas fatias
1/4 xícara de mirtillos
1/4 xícara de framboesas
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de chá de essência de baunilha
1 copo de água
1 colher de chá de canela em pó
Crosta:
1 xícara de farinha de aveia (sem glúten, ou não se você não tiver problemas com ele)
1/2 xícara de farinha de amêndoas (pode ser mais aveia)
1/4 xícara de farinha de linhaça ou chia
3 colheres de sopa de melado de cana
1/4 xícara de óleo de coco ou azeite
1 colher de chá de canela em pó
Pitada de noz moscada e sal
Nozes e castanhas a gosto
Preço médio: R$20,00
Rende cerca de 8 tortinhas individuais
Tempo de preparo: cerca de 30 minutos (depende do tamanho do recipiente)
Não contém glúten
Vegan
Eu conheci essa variação de torta quando morei na Itália – que foi também a época em que mudei radicalmente minha alimentação. Umas amigas, que eram todas fitness, sempre faziam quando estavam com vontade de um docinho, mas a verdade é que a receita delas era bem cheia de manteiga e açúcar hahaha
Muda a farinha de cá, testa sem açúcar pra lá, acabei chegando numa versão que me fez e me faz sempre muito feliz quando quero uma sobremesa no estilo “comfort food”.
Eu geralmente uso só a maçã, mas dessa vez resolvi variar e dei um toque extra de sabor acrescentando ameixa, mirtillos e framboesas, mas você pode usar as frutas que quiser 🙂
Fica a dica para os atletas de plantão: as frutas vermelhas são muito úteis para a recuperação muscular, pois são ricas em antioxidantes!
Modo de preparo
Preaqueça o forno a mais ou menos 220 graus.
Em um recipiente, misture todos os ingredientes da crosta e vá mexendo até que vire uma farofa meio seca. Reserve.
Em um refratário de vidro ou potinho individuais, vá colocando as fatias de maçã, depois as de ameixa e por último as frutas vermelhas.
No copo de água misture a essência de baunilha, o limão e a canela. Despeje a mistura por cima das frutas.
Finalize a torta com a farofinha – cubra toda a superfície – e leve para assar em forno médio por aproximadamente 45 minutos (ou até que a água seque por completo, cozinhando as frutas).
OBS: Cuidado com a quantidade de água, nunca deixe que as frutas fiquem submersas. O limite é um dedo abaixo das frutas (ou 1/2, para porções individuais).
Se você utilizar forminhas individuais, o tempo de forno será menor, fique atento 😉
Eu sou a Gabi ? Sou arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que resolvi entrar no mundo do esporte, mudei minha alimentação e, consequentemente, meu olhar sobre o mundo e sobre o meu corpo. Hoje sou maratonista, tenho um blog chamado Flor de Sal, me locomovo principalmente de bike, não consumo carne há três anos, intolerante à lactose, e vivo inventando moda na cozinha, onde aprendo muito todo dia ❤
Nos acompanhe nas redes sociais!