Hambúrguer de Feijão Preto
Hambúrgueres veganos são opções bem gostosas e práticas para o dia a dia. Eles podem ser servidos em lanches, com saladas ou refeições. Este leva ingredientes acessíveis e fáceis de serem encontrados. ♥
Ingredientes
1 xícara (de chá) de feijão preto cru
1/3 de xícara (de chá) de cebola bem picada
2 dentes alho médios bem picados
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
2 colheres (de sopa) de azeite
1/2 xícara (de chá) de salsinha picada
1 colher (de sopa) de suco de limão
Sal a gosto
Pimenta moída a gosto
1/3 de xícara (de chá) de aveia em flocos finos
1/3 de xícara (de chá) de farinha de trigo integral
Preço médio: R$2,50
Rende cerca de 6 unidades
Tempo de preparo: 12 horas (molho) + 30 minutos
Contém glúten
Vegan
Modo de preparo
Coloque o feijão preto cru em uma vasilha, cubra com o triplo de água e deixe de molho por 12 horas. Este tempo ajuda na redução do fitato, veja mais aqui.
Escorra, lave, coloque em uma panela de pressão e cubra com 2 dedos de água. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos depois que pegar pressão e desligue.
Retire o feijão cozido com o auxílio de uma escumadeira (deixe escorrer todo o caldo, para o hambúrguer não pedir muita farinha depois, o que atrapalhará no sabor) e coloque em uma vasilha.
Amasse com um garfo, e, se você quiser, pode deixar alguns grãos inteiros para dar mais textura ao hambúrguer.
Adicione a cebola, o alho, o orégano, o suco de limão, o azeite, a salsinha picada, tempere com sal e pimenta a gosto e misture.
Adicione a aveia em flocos finos e a farinha integral. Misture bem e caso necessário adicione mais farinha, até a massa ficar modelável.
Modele hambúrgueres e frite em uma frigideira antiaderente com um fio de óleo, em fogo médio, até os dois lados ficarem bem douradinhos.
Está pronto!
Dicas
- Eu não cheguei a testar esta receita com outros tipos de feijão, como o carioca e o branco, mas acredito que deve dar certo, talvez precise mudar a quantidade de farinha. Para quem quiser, temos já uma receita de hambúrguer de feijão branco e beterraba e outro de feijão branco e quinoa.
- Se você quiser, no lugar da farinha integral, pode usar a branca ou farinha de rosca, colocando aos poucos até dar o ponto. Procure escorrer bem os grãos, para o hambúrguer não pedir muita farinha e ficar pesado.
- Para uma versão sem glúten: você pode usar uma aveia sem glúten e farinha de arroz, ou só aveia, ou só farinha de arroz. Como a farinha de arroz é mais espessa que a de trigo, vai bem menos, e acredito que meia xícara já deve dar a liga nesta receita.
- Sabe aquele caldo do cozimento do feijão? Eu não jogo fora, costumo fazer sopas e caldinhos com ele.
- Você pode congelar estes hambúrgueres: é só modelar, colocar em uma forma, levar ao freezer até ficarem duros, retirar com cuidado e guardar em uma vasilha ou saquinho fechado. Acredito que durem uns 2 meses.
- Este pão que usei para montar o lanche é salgado de hambúrguer, que ensinei aqui.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.
Nos acompanhe nas redes sociais!