Iogurte de Manga
Essa receita é meu xodó! Ela pode ser usada de diversas formas, mudando poucas coisas. Pode ser uma cobertura pra bolo, a base de um recheio de torta, ou mesmo uma maionese. Desde o primeiro teste, queria muito a textura bem cremosa, então usei duas fontes de gordura, e uma de proteína pra agregar nutrientes!
O limão foi usado pra remeter a acidez do iogurte normal. A essência de baunilha dá um saborzinho aveludado, e ajuda nosso corpo a perceber que é uma receita doce, mesmo que não se use muito açúcar, e os probióticos vão alimentar as bactérias boas do nosso intestino, fazendo com que essa receita seja uma super aliada da saúde 🙂
Ingredientes
100gr de tofu
1 xícara de macadâmias cruas (ou castanha de caju)
2/3 xícara de leite de coco
1 fatia generosa de manga
1 colher de sopa de chia (opcional)
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de chá de essência de baunilha
Adoçante a gosto (frutas secas, melado, stévia…)
1 sache de probiótico (opcional)
Preço médio: R$16,00
Rende cerca de 2 e 1/2 xícaras de iogurte
Tempo de preparo: 8 horas (molho) + 10 minutos (preparo)
Não contém glúten
Vegan
Modo de preparo
Deixe as castanhas de molho da noite pro dia (pelo menos 8 horas).
Descarte a água do demolho e lave-as bem.
Em um liquidificador, bata as castanhas com o leite de coco até obter uma mistura cremosa (mais ou menos 2 minutos – se for preciso, abra o liquidificador e vá raspando as beiradas até que fique tudo misturadinho).
Acrescente o tofu e os demais ingredientes e bata bem – se for necessário, pode acrescentar um pouco de água, sempre lembrando que altera a consistência do preparo.
Sirva com frutas, granola, ou utilize no preparo de receitas doces e salgadas (é só não usar o adoçante).
Dicas
- Sugiro acrescentar o limão somente na hora de servir, pois ele pode oxidar e diminuir a validade do seu iogurte.
- Todos os ingredientes são bem flexíveis. Você pode trocar o leite vegetal por outro, as castanhas por outras e até mesmo não usar um deles. Vale sempre lembrar que qualquer alteração na receita, altera também o sabor e a textura.
- Veja outra versão de iogurte aqui.
- Para armazenar, use um pote de vidro esterilizado e guarde na geladeira por 3 a 5 dias.
Eu sou a Gabi ? Sou arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que resolvi entrar no mundo do esporte, mudei minha alimentação e, consequentemente, meu olhar sobre o mundo e sobre o meu corpo. Hoje sou maratonista, tenho um blog chamado Flor de Sal, me locomovo principalmente de bike, não consumo carne há três anos, intolerante à lactose, e vivo inventando moda na cozinha, onde aprendo muito todo dia ❤
Nos acompanhe nas redes sociais!