Bolinha Verde de “Queijo”

Um delicioso aperitivo vegano, que é bem fácil de fazer! ♥

Ingredientes

1 xícara (de chá) de brócolis cozidos, picados grosseiramente
3 colheres (de sopa) de cebola picada
1 xícara (de chá) de leite de soja sem sabor
1 xícara (de chá) de água
3 colheres (de sopa) de creme vegetal (ou óleo vegetal mesmo)
6 colheres (de sopa) de cheiro verde
1 tablete de caldo de legumes
2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
Sal a gosto
Farinha de rosca vegana para empanar

Sugestões de Recheio

Mandiokejo ou outro de sua preferência (recentemente a Superbom e a Goshen lançaram opções de queijo de corte), legumes picadinhos, tomate seco, cogumelo temperado, manjericão, ou algum outro ingrediente de sua preferência.

  • Preço médio: R$10,00

  • Rende cerca de 30 bolinhas de +/- 3 cm

  • Tempo de preparo: 50 minutos

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma panela, doure a cebola no creme vegetal, acrescente o caldo de legumes, em seguida o brócolis e refogue. Adicione o leite de soja e a água e deixe levantar fervura. Se preferir, coloque uma folha de louro à mistura.
Acrescente o cheiro verde e tempere com sal (ou outros temperos de sua preferência) a gosto. Bata a mistura no liquidificador até tudo ficar uniforme, e devolva para a panela para levantar fervura novamente. Quando a mistura estiver fervendo, abaixe o fogo e acrescente a farinha de trigo.
Misture bem, até a massa ficar uniforme, desligue o fogo e tampe a panela com uma toalha, deixando a massa descansar para poder misturar. Caso ainda ficarem pequenos pedacinhos de farinha dispersos, sove um pouco a massa depois de fria.
Com a temperatura mais baixa para o manuseio, enrole bolinhas com cerca de 3cm de diâmetro. Faça buraquinhos no meio e acrescente o recheio de sua preferência.

Dica de recheio:

Na minha receita, preparei o Mandiokejo firme, como indicado na embalagem, porém apenas metade foi suficiente para o recheio. Refoguei o Mandiokejo preparado em uma panela com folhas de manjericão picadas e orégano, por apenas alguns minutos, que foram suficientes para a mistura ficar com uma coloração diferente do preparado original. Deixei esfriar.
Passei um pouco de creme vegetal nas mãos e enrolei pedacinhos pequenos de Mandiokejo, com no máximo 1 cm de diâmetro.

Fiz um furo no meio de cada bolinha, acrescentei o Mandiokejo temperado, puxei a própria massa da bolinha para fechar, e ajeitei com os dedos, para ficar liso. Procure deixar a bolinha bem fechadinha, para ela não abrir enquanto frita. Molhei levemente as mãos e enrolei novamente as bolinhas, alisando mais ainda, e empanei na farinha de rosca.

Você pode também rechear com legumes ou pts temperadinha, ou o que for de sua preferência.
Frite as bolinhas em óleo quente até ficarem douradas. Deixe-as escorrer sobre papel toalha para secar o óleo. Está pronto!

Dicas

  • O Mandiokejo é um “queijo” em pó vegano, que pode ser encontrado para comprar na internet, como este site aqui.
  • Caso queira congelar, congele-as sem fritar. Aí na hora de fritar, não deixe o óleo muito quente, senão o recheio estará congelado enquanto o exterior já estiver pronto.
  • Você também pode usar esta receita de coxinha para fazer uma versão sem ser “verde”.
  • No lugar do tablete de caldo de legumes e da água, você pode usar o caldo de legumes caseiro que ensinei aqui.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.