Bolo de Fubá Vegano de Caneca (Com Glúten e Sem Glúten)

Amo bolo de fubá, porque ele me traz recordações da infância. Há um tempinho atrás, eu ensinei uma receita de bolo de cacau na caneca, que fez bastante sucesso. Recebi várias fotos e versões, e uma delas foi a da Carol (obrigada!), que falou que era possível fazer com fubá. Testei, adaptei e compartilhei a versão que mais gostei.♥

Ingredientes

3 colheres (de sopa) de farinha de trigo (para uma versão sem glúten, use 1 e 1/2 colher de sopa de farinha de arroz)
2 colheres (de sopa) de fubá de milho
1 e 1/2 colher (de sopa) de açúcar demerara ou cristal
Uma pitada de sal
1 colher (de chá) de fermento químico em pó
2 colheres (de sopa) de óleo vegetal (coco, girassol, milho…)
3 colheres (de sopa) de água filtrada
1/4 de colher (de chá) de vinagre branco ou de maçã, ou suco de limão
1/4 de xícara (de chá) de goiabada + 1/4 de xícara (de chá) de água (opcional)

  • Preço médio: R$1,00 (proporcional aos ingredientes utilizados)

  • Rende 1 caneca

  • Tempo de preparo: 5 minutos (micro-ondas) ou 22 minutos (forno)

  • Pode conter ou não glúten (depende da farinha utilizada)

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, derreta goiabada a gosto, coloquei a goiabada picada em uma panela, juntamente com a água e deixei cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos. Geralmente uso na quantidade 1:1. Depois que estiver derretida, reserve.
Em uma caneca de cerâmica com no mínimo 360 ml, coloque a farinha de trigo, o fubá, o açúcar, adicione uma pitadinha de sal e o fermento químico em pó. Misture bem, até ficar uniforme.
Adicione o óleo vegetal, a água e o vinagre ou suco de limão.
Mexa bem, até obter uma mistura uniforme, e leve ao micro-ondas para assar em potência alta por 2 minutos e meio. O tempo pode variar conforme o seu aparelho.
Para assar no forno, pré aqueça o forno a 210ºC, coloque a caneca sobre uma assadeira e asse por cerca de 20 minutos ou até você espetar uma faca e ela sair limpa.
Sirva com a goiabada derretida e está pronto!

Dicas

  • Eu amo esse bolinho com goiabada, acho a combinação deliciosa. Mas é melhor utilizar a calda do que pedaços, pois eles sempre descem para o fundo nessa receita, principalmente no micro-ondas.
  • Em receitas como esta (de bolo, onde as quantidades devem ser precisas), eu recomendo o uso de colheres medidoras. Você encontra jogos de colheres em lojas de 1,99 e de utilidades, e eu gosto muito de joguinhos que têm a 1/2 colher de sopa.
  • Este é um bolinho pra você fazer e comer na hora, pra matar a vontade de doce; ele não é tao elaborado quanto um de forno… tanto que ele acaba ficando mais firme depois de um tempo.
  • Se você quiser um bolo de fubá de assadeira, dê uma olhada nessa receita ou nessa.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.