Brigadeiro Vegano (com “Leite Condensado” de Amendoim)

Já recebi diversos pedidos para ensinar uma receita de brigadeiro vegano que não leve “leite condensado de soja” na composição, porque algumas pessoas têm alergia ou porque simplesmente não gostam do sabor. Fiz alguns testes com “leite condensado de amendoim” caseiro e achei que os brigadeiros ficaram muito bons, por isso estou compartilhando esta receita como opção para a Páscoa. ♥

Ingredientes

1 litro de leite de amendoim
1/2 xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
2 colheres (de sopa) de cacau natural em pó
1 pitada de sal
1/4 de colher (de chá) de extrato de baunilha
3 colheres (de chá) de óleo de coco ou outro óleo vegetal
Granulados (existem veganos)

  • Preço médio: R$6,50 (referente aos ingredientes utilizados)

  • Rende cerca de 20 unidades

  • Tempo de preparo: 12h (leite de amendoim) + 1h (“leite condensado”) + 30 min (brigadeiro)

  • Não contém glúten (verifique os confeitos utilizados)

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, prepare o leite de amendoim conforme essa receita. Procure coar bem, para que seu doce fique bem lisinho.
Coloque 1 litro de leite de amendoim em uma panela alta, adicione o açúcar e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 1 hora, mexendo de vez em quando. Seu leite condensado estará no ponto quanto estiver encorpado, firme e quase no ponto de brigadeiro mole.
Se quiser, bata por 3 minutos para deixá-lo com uma textura mais bonita e cremosa.

Pra fazer o brigadeiro, coloque esse leite condensado em uma panela antiaderente, adicione o cacau natural em pó, uma pitada de sal, o extrato de baunilha e o óleo. Misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Procure mexer sempre para não queimar. Seu brigadeiro ficará no ponto de modelar quando você conseguir formar uma espécie de bola com a mistura, com a ajuda da espátula (veja o vídeo).
Espalhe esse brigadeiro ainda quente em um prato untado e espere esfriar, para não queimar as mãos.
Unte as mãos com óleo, modele os brigadeiros e já passe nos granulados, pois é mais fácil pra fixá-los.
Se estiver difícil de fixar os granulados, molhe levemente as mãos com água ou unte novamente com óleo de coco ou outro óleo vegetal.
Está pronto!

Dicas

  • Esses brigadeiros ficam com um leve gostinho de amendoim, já que são feitos a partir de amendoim; mas eu não vejo problemas nisso, acho bem gostoso.
  • Você pode utilizar leite de amêndoas no lugar do de amendoim, para o seu doce ficar mais neutro. Como o leite de amêndoas é mais caro, prefiro usar o de amendoim mesmo.
  • Você pode fazer este brigadeiro mole, deixando cozinhar por menos tempo, por cerca de 5 minutos. Inclusive, pode utilizar 50g de chocolate meio amargo ou amargo sem leite derretido no lugar do cacau, pode também colocar um pouco de creme de leite de soja ou leite de coco de vidrinho, para deixá-lo mais cremoso.
  • Este leite condensado de amendoim rende cerca de 1 xícara, e ainda não testei outras receitas com ele, mas fica ótimo para fazer estes brigadeiros.
  • O rendimento dos brigadeiros dependerá do tamanho que você modelar eles, mas esta receita rende cerca de 20 unidades. Esses brigadeiros podem ser guardados na geladeira, em um pote fechado, por até 3 dias depois de prontos.
  • Veja outros docinhos veganos aqui.
  • Confira outras receitas com chocolate para a Páscoa aqui.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.