Bolo Prestígio Sem Glúten

Alguns leitores sempre me perguntam se determinado bolo pode ser feito sem glúten e nunca sei responder. Resolvi me dedicar a aprender a fazer bolos sem glúten e este é o primeiro que vou compartilhar.
Fiz alguns testes aqui e pude notar que a farinha de arroz é um pouquinho mais pesada e deixa o bolo mais seco. Em muitas receitas, se eu substituía a mesma quantidade de farinha de trigo pela de arroz o bolo acabava ficando duro, parecia um tijolo quando eu tirava da forma. Porém este bolo de chocolate não. Usei a receita de cupcake que já ensinei por aqui como base (veja a receita aqui), e como ele é bem fofinho e úmido por natureza não tive este problema.
Notei que em muitas receitas sem glúten que vi na internet vão farinhas diferentes, como a de amêndoas, mix de farinhas sem glúten, mas ainda não cheguei a testá-las nos bolos. Optei pela farinha de arroz pois ela tem o acesso mais fácil 🙂

Ingredientes

Massa:

2 colheres (de sopa) de sementes de linhaça
6 colheres (de sopa) de água
1 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de arroz
1 xícara (de chá) de açúcar demerara
1/2 xícara (de chá) de cacau em pó
1 pitada de sal
1/2 xícara (de chá) de chá de óleo
1 xícara (de chá) de água quente
1 colher (de sopa) de vinagre branco
1 colher (de sopa) de fermento químico

Beijinho:

Veja a receita aqui

Cobertura:

150g de chocolate meio amargo sem glúten e sem leite
2 colheres (de sopa) de leite de coco

  • Preço médio: R$ 12,00

  • Serve em média 6 pessoas

  • Tempo de preparo: cerca de 25 minutos (preparo) + 40 minutos (forno) +20 minutos (recheio) + montagem (varia de pessoa para pessoa) + 3 horas (geladeira)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 210ºC. Em um liquidificador, coloque as sementes de linhaça e bata para triturar bem. Coloque em uma vasilha e adicione as 6 colheres de água e deixe de molho por 15 minutos, até virar uma geleia. Esta mistura serve para substituir o ovo.
Unte uma assadeira pequena com óleo e polvilhe cacau em pó. Você pode usar farinha de arroz, porém a farinha deixará marcas brancas no seu bolo. Em uma vasilha, coloque a farinha de arroz, o açúcar, o cacau, a pitada de sal, o óleo, e adicione a mistura de linhaça, a água quente, o vinagre e misture bem. Adicione o fermento e misture novamente.
Coloque a massa na assadeira e leve para assar por cerca de 40 minutos ou até espetar um garfo ou uma faca e ele sair limpo. Evite assar demais, pode deixar seu bolo seco e duro. Deixe esfriar por pelo menos 15 minutos antes de desenformar. Reserve.
Faça o recheio; eu usei como base esta receita de beijinho que ensinei aqui, porém usei amido de milho no lugar da farinha de trigo, para o beijinho também ficar sem glúten. Desligue o beijinho antes dele ter o ponto de enrolar, senão o recheio ficará muito duro, o meu ficou cerca de 15 minutos no fogo baixo. Deixe esfriar.
Corte o bolo ao meio, com uma faca ou com um barbante. Coloque a parte de baixo no prato em que ele será montado, e molhe com algumas colheres de leite vegetal, nesta receita usei o de amêndoas (molhei com cerca de 4 colheres).
Coloque o beijinho e espalhe bem. Tampe com a outra parte do bolo, faça alguns furos com o garfo e molhe com mais algumas colheres de leite vegetal. Ajeite o beijinho que estiver escorrendo, para ficar certinho na hora de cobrir. Reserve.
Derreta 150g de chocolate meio amargo sem leite e espere esfriar. Adicione o leite de coco e misture bem. Cubra o bolo com esta mistura e salpique raspas de chocolate e coco ralado.
Este bolo é mais gostoso geladinho. Recomendo deixar por ao menos umas 3 horas na geladeira antes de servir. Está pronto!

Dicas

  • Se você tiver intolerância ao glúten ou for servir este bolo à quem tem, é importante que verifique se todos ingredientes contém glúten ou traços.
  • Caso você não tiver intolerância e quiser fazer com farinha de trigo dá certo também. Usei esta receita de cupcake (veja aqui) como base para fazer este bolo.
  • No lugar da água você pode usar leite de amêndoas, amendoim ou de coco caseiro, o bolo inclusive fica mais úmido, devido à gordura natural destes leites; e no lugar do açúcar demerara você pode usar o cristal.
  • Não asse este bolo em temperatura muito alta, pois ficará muito duro. 210ºC é a temperatura ideal para este bolo.
  • Para a cobertura, usei o chocolate da marca Harald Melken, que não tem leite e glúten. Porém este chocolate pode conter traços e leite, já que foi produzido por uma marca que faz outros tipos de chocolate, e por ser manuseado no mesmo local que outros pode ter alguma contaminação.
  • Este bolo não cresce muito, então basta uma forma pequena para assá-lo, a que eu usei tinha 17,5cm. Você também pode assar em uma forma de bolo inglês ou de pudim.
  • Guarde este bolo em uma vasilha bem fechadinha na geladeira por até 3 dias.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.