Torta de Rabanada

Aprenda a preparar uma deliciosa torta de rabanada, que é feita com reaproveitamento de sobras de pães amanhecidos. Esta é uma ótima opção para o café da manhã ou lanche da tarde! Adaptei esta receita do site Panelaterapia (veja aqui), veganizei tirando os ovos e leite e o resultado ficou muito bom! Caso quiser uma receita de rabanada caramelada, dê uma olhadinha nesta receita aqui, que publicamos no ano retrasado.

Ingredientes

2 colheres (de sopa) de sementes de linhaça
6 colheres (de sopa) de água
4 colheres (de sopa) de açúcar demerara ou cristal (para salpicar)
1 colher (de chá) de canela em pó (para salpicar)
3 pães franceses médios bem picados (cerca de 200g)
1/3 de xícara (de chá) de castanha-do-Para picada
1/3 de xícara (de chá) de uvas passas
2 bananas nanicas cortadas em rodelas
2 xícaras (de chá) de leite de amêndoas (veja a receita aqui)
2 colheres (de sopa) de açúcar demerara ou cristal
1 colher (de chá) de essência de baunilha
1 colher (de sopa) de amido de milho

  • Preço médio: R$8,00

  • Serve em média 6 pessoas

  • Tempo de preparo:

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em um liquidificador coloque a linhaça e bata até triturar bem. Adicione a água, bata rapidamente para misturar e deixe de molho por 15 minutos.
Pré-aqueça o forno a 210ºC e unte bem uma assadeira antiaderente com óleo (eu usei o de coco). Misture as 4 colheres de açúcar demerara (ou cristal) com a canela em pó e salpique metade sobre a assadeira.
Pique os pães em pedaços pequenos e coloque sobre a assadeira. Adicione a castanha-do-Para picada e as uvas passas. Se gostar, acrescente as bananas cortadas em rodelas. Reserve.
Coloque no liquidificador (junto com a linhaça hidratada) o leite de amêndoas, as 2 colheres de açúcar, a essência de baunilha e o amido de milho.
Bata bem e em seguida jogue sobre os ingredientes da assadeira.
Ajeite com uma colher e salpique o restante do açúcar com canela por cima. Leve para assar por cerca de 40 minutos ou até formar uma crosta douradinha por cima.
Eu servi com sorvete de banana natural. Bati em um processador 2 bananas nanicas cortadas em rodelas congeladas, ate obter um creme uniforme. (Veja mais receitas de sorvetes de fruta aqui).
Está pronto!

Dicas

  • Existem pães franceses veganos, geralmente a composição é farinha, óleo, água, sal e fermento. Mas é sempre bom verificar com a padaria que você compra o seu pão a composição.
  • Eu não recomendo usar o pão de forma, pois ele é muito fofo e pode despedaçar. O resultado não ficará o mesmo com ele.
  • No lugar do leite de amêndoas você pode usar o de coco (veja a receita aqui), de amendoim (veja a receita aqui) ou de soja. Não testei com o de aveia ainda, mas acho que dá certo também.
  • Se quiser, ao invés de usar banana você pode por pedacinhos de maçã picada, da mesma forma que no lugar da castanha-do-Para você pode usar nozes, castanha de caju…
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.