Leite de Castanha-do-Pará

O leite de castanha-do-pará é um leite vegetal muito saboroso, rico em selênio (veja mais sobre o selênio aqui) e super versátil. Ele pode ser usado em diversos tipos de receitas, sejam elas salgadas ou doces, inclusive pode ser tomado puro, acompanhado de café, frutas ou cacau.

Ingredientes

1 xícara (de chá) de castanhas-do-pará (cerca de 120g)
3 xícaras (de chá) de água filtrada (ou mais se você preferir)
Água para deixar de molho

  • Preço médio: R$ 9,50

  • Rende cerca de 720ml

  • Tempo de preparo: 8 horas (molho) + 10 minutos (preparo)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Coloque as castanhas-do-pará em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas.
Escorra, lave e coloque em um liquidificador juntamente com a água filtrada e bata por 1 minuto.
Em seguida coe em peneira bem fina, tecido ou use um filtro de pano. Se necessário, coe mais uma vez, para ficar bem fino. Está pronto!

Dicas

  • Descobri o leite de castanha-do-Pará recentemente e gostei muito. Se preferir outras opções, aqui no blog tem diversas receitas de leites vegetais, como o de amêndoas (veja aqui), de amendoim (veja aqui), de coco (veja aqui), de castanha-de-caju (veja aqui).
  • Para tomar eu ainda prefiro o de coco e o de amêndoas, mas este de castanha-do-pará deixa os molhos e cremes muito saborosos. Eu usei este leite vegetal para fazer molho branco (veja uma receita aqui) e ficou muito bom! Também ficou ótimo na receita de pavê de pêssegos que já ensinei aqui no blog.
  • Se quiser, você pode bater seu leite com tâmaras ou essência de baunilha, para deixar ele com gostinho adocicado.
  • Este leite dura na geladeira por até 5 dias, bem fechadinho, em um pote de vidro bem limpo e esterilizado. Com o tempo ele vai se separar em uma parte mais grossa e em outra mais rala, mas é só misturar antes de usar.
  • Até agora, com os resíduos eu fiz tabule, temperei com azeite, sal e limão e fiz uma ricotinha para comer com pão e salada; também levei ao forno baixo para secar e salpiquei na salada de fruta…Você também pode usar para fazer as trufas de alfarroba que ensinei aqui no blog. Recentemente misture com um molho de tomate ao sugo que fiz para comer com macarrão e ficou uma delícia! Ainda estou descobrindo o que dá para fazer com os resíduos, se você tiver alguma dica, compartilha aqui com a gente? (:
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.