Pão de Melado

Este pão de melado é uma versão vegana do pão de mel, e fica muito, muito, parecido! Foi uma das receitas mais pedidas aqui no blog e fiquei muito feliz com o resultado! Servi para alguns amigos e familiares e eles não acreditavam que não havia ovo ou leite na composição.
Cheguei neste resultado depois de alguns testes que fiz usando como base esta receita compartilhada no Menu Vegano e esta no Cantinho Vegetariano.

Ingredientes

1 xícara (de chá) de leite amendoim (de amêndoas, de coco ou soja)
1/4 de xícara (de chá) de óleo vegetal
1/2 xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
1/2 colher (de chá) de canela em pó
1/2 colher (de chá) de cravo em pó
1/2 colher (de chá) de essência de baunilha
Uma pitada de sal
1 colher (de sopa) de vinagre branco ou de maçã
1 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de sopa) de cacau em pó
1/4 de xícara (de chá) de melado de cana
1 colher (de sopa) de fermento químico em pó

Recheio e cobertura:

1 receita de doce de leite vegano (receita aqui) – sugiro preparar no dia anterior ou com algumas horas de antecedência, para ele firmar
500g de chocolate meio amargo sem leite
5 colheres (de sopa) de óleo de coco

  • Preço médio: R$27,00 (incluindo recheio e cobertura)

  • Rende cerca de 16 pães de melado de 6,5cmx6,5cm

  • Tempo de preparo: 40 minutos (pão de melado: preparo + forno) + 1h (descanso) + 45 minutos (doce de leite) + 15 minutos (derreter chocolate e banhar) + 1 h (geladeira)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 210ºC e unte uma assadeira média com óleo e farinha, a que usei tem 27cm x 27cm.
Em um liquidificador, coloque o leite de amendoim, o óleo vegetal, o açúcar, a canela em pó, o cravo em pó, uma pitada de sal, a essência de baunilha e o vinagre. Bata e adicione a farinha de trigo, o cacau em pó, o melado de cana e bata novamente, até obter uma massa uniforme. Caso necessário, desligue e mexa com uma colher.
Adicione o fermento em pó, misture para incorporar ou bata rapidamente. Coloque esta massa na assadeira untada e leve para assar por cerca de 30 minutos, ou até você espetar um garfo no centro e ele sair limpo.
Espere o bolo esfriar completamente antes de rechear, o que vai levar cerca de uma hora.
Divida o bolo em quadradinhos do tamanho que preferir, corte ao meio e coloque um pouco do doce de leite de coco. Não coloque muito, pois quando você fechar pode transbordar.
Para banhar os meus bolinhos, usei chocolate meio amargo e óleo de coco derretidos no microondas de 30 em 30 segundos. Se puder, tempere o chocolate, para ele não derreter com o contato da mão. Indico este post aqui do Prato Fundo e este aqui do ICKFD.
Banhe eles com o auxilio de dois garfos e coloque sobre papel manteiga. Leve à geladeira por cerca de 1 hora para firmar e está pronto!

Dicas

  • No lugar do leite de amendoim você pode usar o de soja, o de amêndoas (receita aqui) ou o de coco caseiro (aqui).
  • Eu testei uma versão com farinha integral e açúcar mascavo, na mesma quantidade da receita, e deu certo também! Ainda não consegui testar uma versão sem glúten; caso você fizer, compartilha aqui com a gente? (:
  • O cravo em pó é vendido assim em alguns supermercados, junto com os temperos, ou em lojas que vendem grãos, temperos e especiarias. Eu comprei no mercado mesmo, e sugiro que use ele, pois dá um “tchan” super especial a este pão de melado. Se você não encontrar, pode usar noz moscada ralada no lugar ou a mesma quantidade de canela.
  • Como eu não tinha as forminhas de pão de mel, eu não testei com elas, mas sugiro que coloque a massa até a metade, no máximo, porque o bolinho vai crescer. Acredito que na forminha, o pão de mel ficará mais bonito, com as bordas certinhas. Provavelmente, o tempo de forno vai ser menor também, então fique atento(a) ao forno lá pelos 15~20 minutos.
  • Eu recheei com o doce de leite vegano, mas você pode usar beijinho vegano (receita aqui) no lugar dele. Se preferir, você pode servir como um bolinho simples, ou só com o chocolate derretido por cima, como preferir!
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.