Doce de leite de coco

Aprenda a fazer uma versão vegana de doce de leite, que é feita com leite de coco e fica muito saborosa e lembra bastante o original!
Ele pode ser consumido puro, com bolachas e também pode ser usado como recheio e cobertura de bolos (só em cupcakes que não dá muito certo, porque este doce não forma picos – pelo menos não deu certo para mim).

Ingredientes

600g de polpa de coco (polpa de 2 cocos bem grandes)
5 xícaras (de chá) de água quente
1/2 xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
1/4 de colher (de chá) de essência de baunilha
Uma pitada de sal

  • Preço médio: R$9,00

  • Rende cerca de 230ml de doce de leite

  • Tempo de preparo: 15 minutos (preparo do leite) + 30 minutos (cozimento)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, você vai precisar preparar um leite de coco bem concentrado. Eu já ensinei uma receita aqui, mas você vai precisar fazer ela um pouco diferente.
Para esta receita eu usei 2 cocos grandes, que me renderam 600g de polpa.
Como é muita quantidade de coco e água, para o seu liquidificador não pifar, recomendo que faça em duas partes.
Coloque 300g de coco no liquidificador, adicione 2,5 xícaras de água quente e bata por 1 minuto. Em seguida coe.
Repita o processo com mais 300g de coco e 2,5 xícaras de água quente. Coe e reserve este leite.
Veja como aproveitar os resíduos do leite de coco no final da parte de “dicas”, logo abaixo.

Em uma panela grande e alta, derreta o açúcar em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando estiver derretido, o que vai levar cerca de 8 minutos (cuidado para não queimar), adicione 1/2 xícara do leite de coco. Vai subir e formar muita espuma. Quando esta espuma abaixar você coloca o restante do leite.
O açúcar vai formar uma casca embaixo, mas é normal e com o cozimento ela vai derretendo.
Deixe esta mistura cozinhar em fogo médio por cerca de 30 minutos, e mexa de vez em quando.
Vai parecer que algo está errado, mas com o tempo o doce vai encorpando e ficando mais saboroso. Quando ele estiver quase bom, vai formar bastante espuma.
Se você seguiu a receita certinho, quando der os 30 minutos, este doce já estará no ponto. Desligue, e passe a colher no meio da panela, deve formar um caminho, como em um brigadeiro bem mole.
Acrescente a essência de baunilha e uma pitada de sal, e misture bem. Coloque este doce ainda quente em uma vasilha de vidro e deixe esfriar completamente.
Você vai ver que ele vai engrossar um pouco depois de frio, e vai engrossar mais ainda depois que for levado à geladeira e ficará no ponto! Está pronto!

Dicas

  • Embora seja uma versão sem lactose, não deixa de ser um doce bem calórico, já que leva bastante leite de coco (que é gorduroso) e açúcar. Por isso, aproveite com moderação. (:
  • Eu usei como base esta receita aqui, que foi postada no Menu Vegano pela Ieve. Na receita dela, foi usado o leite de coco industrializado, então se você quiser fazer com ele, dá uma olhadinha lá.
  • Para esta receita dar certo, o leite de coco precisa estar bem concentrado, como ensinei logo no início do vídeo. E cuidado, se você deixar cozinhar muito, vai virar uma pedra! O ideal é este doce estar mais molinho, pois ele vai encorpar depois de frio e vai encorpar mais ainda na geladeira.
  • Eu não testei com açúcar mascavo, nem com outro leite vegetal, mas quando fizer compartilho por aqui.
  • Você pode fazer sem a essência e sem o sal, mas eu já te adianto que com os dois este doce fica ainda mais gostoso! Se preferir, você pode colocar mais do que o indicado. Coloque, experimente, e caso quiser, adicione mais.
  • Eu guardei este doce na geladeira por uns 4 dias, no potinho de vidro mesmo, e ele ainda estava bom, só que ficou ainda mais firme.
  • Esta receita rende muito coco ralado, e você pode usar para fazer o beijinho (receita aqui), bombom prestígio (aqui), por no arroz doce (aqui), no manjar (aqui), no bombom de alfarroba (aqui), ou fazer um delicioso bolo de coco (aqui)! (:
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.