Petiscos de Grão-de-Bico

Estes petiscos ficam super crocantes e saborosos. Eles podem ser servidos como snacks, para petiscar mesmo, com saladas e com sopas, como a de abóbora cabotiá (veja aqui). É uma ótima opção para levar de lanche, aí é só colocar em saquinhos e potes fechados.

Ingredientes

1/2 xícara (de chá) de grão-de-bico cru
1 colher (de sopa) de óleo de gergelim torrado ou azeite
1/2 colher (de chá) de páprica picante
1/2 colher (de chá) de cominho
Sal a gosto (usei cerca de 1/4 de colher de chá)

  • Preço médio: R$1,00

  • Serve até 2 pessoas

  • Tempo de preparo: 12 horas (molho) + 15 minutos (preparo) + 40 minutos (forno)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Coloque o grão-de-bico em uma vasilha, cubra com o triplo de água e deixe de molho por 12 horas (veja a importância deste processo aqui). Escorra e lave. Coloque em uma panela de pressão, cubra com dois dedos de água e deixe cozinhar em fogo médio. Quando pegar pressão, abaixe o fogo, conte 5 minutos e desligue.
Pré-aqueça o forno a 210ºC.
Escorra os grãos, retire as casquinhas que estiverem por cima e os grãos que estiverem quebrados. Coloque em uma vasilha, adicione o óleo de gergelim torrado ou azeite, a páprica picante, o cominho e tempere com sal a gosto.
Misture delicadamente, coloque em uma assadeira antiaderente e leve para assar por cerca de 40 minutos ou até estarem bem crocantes. Não deixe os grãos sobrepostos, deixe eles bem espalhadinhos pela assadeira.
Vá experimentando para saber o ponto (cuidado, é bem quente!). Retire os petiscos do forno a cada 15 minutos e dê uma chacoalhadinha na assadeira. Está pronto!

Dicas

  • Você pode duplicar, triplicar, quadruplicar a receita… Mas é importante que os grãos não fiquem sobrepostos, e sim bem espalhados pela assadeira.
  • Se você não tiver uma assadeira com antiaderente, use papel manteiga.
  • Eu nunca guardei estes petiscos por mais de 2 dias, pois geralmente consumimos tudo no dia mesmo, principalmente porque não faço em grandes quantidades. Recomendo guardar em um potinho fechado, pois permanecerão crocantes.
  • É muito importante ficar atento ao tempo de cozimento do grão-de-bico, pois se cozinhar demais não dá pra fazer os petiscos. Caso você tiver receio de fazer na pressão, pode fazer na panela normal com água fervente e em fogo médio. Neste caso, o tempo de cozimento é cerca de 35 minutos.
  • Se você quiser, para ficar mais prático, pode usar o grão-de-bico comprado já cozido (em saquinho ou lata).
  • Você pode usar outros temperos, como canela, pimenta, orégano, ervas desidratadas…
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.